Pão & Prosa

O pão que não pode faltar e a prosa gostosa de sempre!

“A Vergonha” – crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE. Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou

piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!). Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,

chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.. Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir

estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse

dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário

Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…, estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Obs.: Não há confirmação de que são palavras de Luis Fernando Veríssimo.

 

Single Post Navigation

252 pensamentos em ““A Vergonha” – crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB

  1. Elita Treviso em disse:

    Pode não ser do Verissimo essa crônica, isso não importa. Importa, sim, que alguém esteja escrevendo umas belas (e lamentáveis) verdades sobre esse sórdido programa. Sinto-me envergonhada de ser brasileira e perceber que outros milhões de compatriotas estejam grudados na telinha, para o sacro show. Não, nada de ler, de estudar, de conversar, de dormir. Está na hora de ver nossos “heróis”.

    • Gil Nascimento em disse:

      Muito bendita suas palavras elenita, nada a comentar, concordo em genero numero e grau.

      • BBB – Burros – Bestas e Bundões.
        Programa destinado aos ignorantes, sem noção de bom senso, cultura e moral. Fico admirada a Globo promover um programa desses.
        Mais isso só comprova que a falta de educação e informação no Brasil ainda é gigante.
        Com fé em Deus, um dia nosso país será de pessoas inteligentes e então esse tipo de programa será banido da TV.

      • Muito difícil fazer um filho acreditar que isso não é o que se tem q ter como verdade da vida! Muito difícil educar um filho indo contra ao que se apresenta na Globo com um programa de tão baixíssimo nível . A gente se sente de mãos atadas, tão abaixo dessa organização tão poderosa, que consegue entrar na minha casa sem minha autorização e influenciar meu filho e pior, convencendo-o, passando por cima de mim, de anos de convívio familiar, e às vezes pondo td a perder no que se refere aos preceitos morais e éticos que por anos tentamos incutir em sua mente. Eles vencem a gente pelo cansaço!

      • Geraldo Júnior em disse:

        Não concordo o o post, ou melhor, concordo em parte.

        http://buzblabla.blogspot.com/2012/01/bbb-e-texto-atribuido-luiz-fernado.html

        Acho que nesse link o assunto é tratado de melhor forma.

      • marcos amaral em disse:

        muito bem verissimo, aplausos para voce. o bbb. e mesmo uma merrda, uma merda fedida.

      • Valéria em disse:

        Valéria Nascimento

        Falam tanto em EDUCAÇÃO no BRASIL e como tem pessoas politizadas, formadas e intelectualizadas assistindo esta coisa, que nem deveria ter n o nome BRASIL, bagunça, vergonha, lamentavel a falta de pudor , principalmente das mulheres que lutam tanto por seus direitos…

    • Vivaldo Simão em disse:

      Nunca na história desse país esse texto foi escrito por Luís Fernando Veríssimo. Está há anos luz da qualidade textual de LVF.

      • Concordo plenamente! A crônica é piegas e este texto não pode ser atribuido ao Veríssimo. Quem conhece minimamente sua obra sabe que este não é seu estilo. Disseminar na internet uma publicação de falsa autoria é tão repugnante quanto assistir ao BBB, pois aposta na falta de cultura da população brasileira.

      • reblack em disse:

        Esse texto deve ser de algum pastor, ele foca mais em falar que a Rede Globo ganha dinheiro, do que expor os problemas da população brasileira assistir BBB.

        Texto fraco, sem conteúdo algum, se for para publicar coisas falsas não publique.

      • Prefiro falar 5 palavras simples com conteúdo verdadeiro a 1000 palavras eloquentes vazias de ética e sem próposito para o bem dos bons costumes.
        Não importa se é Veríssimo, é VERÍDICO!

      • Pois é. Se o mesm LVF não escreveu, alguém escreveu por ele. Afinal, o texto é muito bom.

    • EDNALDO em disse:

      E que “herois”, é uma pena que o nosso Brasil tenha chegado tão fundo com tantas baixarias, prostituição e etc…
      são tantas coisas que dá nojo de falar

      • Nossa! tamanha invasão nunca permitida em minha casa
        uma catastrofe anuciada, o caus a babilonia anunciada,o desprezo a ao pricicpios morais e éticos Bial nada contra mas o fato da minha continuação me faz a indgnação de tal bjs.

    • Tania Regina em disse:

      Concordo e acrescento que o site do BBB dos nossos heróis não congestiona e não sai do ar nas arduas votações do paredão. Enquanto o site do SISU…..
      será que nossos heróis não poderiam ajudar nossos pobres estudantes a se inscrever no próximo SISU ?????

    • Rafael Vicente em disse:

      Ha ha ha… Nem eu que sou mó burro reconheceria esse texto como meu, quanto mais atribuí-lo ao Grande Gigolô das Palavras. Cada uma viu…

    • Jussara em disse:

      se não fosse do veríssimo, qual o crédito vc daria???

    • JOYCE CRISTINA DA SILVA em disse:

      Meu corpo ficou arrepiado, quando li esta reportagem, digna de respeito.O ser humano está acando com sua dignidade, com seu valor, não respeita o seu próprio corpo! O que será de nossos filhos netos e bisnetos?
      O que será do nosso país?
      Oque será?

    • ilhadodesenho em disse:

      vergonha sim! concordo com o texto, seja ele de quem for… e concordo com os comentarios falando contra o BBB! plenamente aliás! mas gente o que poderiamos esperar da globo… ? se não a nudez e cenas de sexo na fina estampa, é o BBB selecinonando os ‘piores’ brasileiros para participar de um programa sem o menor objetivo, a nao ser destruir a moral e os bons costumes… quem é pai e mãe deve ter ainda um trabalho maior! como ensinar os filhos o bem, se o que é mais difundido é o ruim, o podre, o baixo!? seria melhor nao existir TV. ou talvez seria melhor a globo da epoca da xuxa descendo de disco voador rosa e os trapalhoes passando na sessao da tarde! mais infelizmente isso é coisa do passado… e que pena que palavras como “tudo que é bom dura o bastante para se tornar inesquecivel”… e que pena que nossos filhos nao viveram naquele tempo… e que pena que temos conviver com os BBBs e as finas estampas de hoje… saudade do tempo que ‘consumo de drogas ilicitas’ num filme era beber uma cerveja e fumar um cigarro num beco qualquer com um amigo… velhos… sim velhos… mais BONS TEMPOS!

      • pura verdade. como vou convencer meu filho ? a não ver aquelas mulheres de bunda de fora e de peitão quase fora do decote? e fazendo grata …g.esta muito difícil, colocar moral e bons costumes com a maior rede de TV, no ar mostrando só safadezas.o mundo avança, mas a moral deve permanecer.que passe essa porcaria depois de meia noite ,que é hora de tarados e gente, que não tem serviço.

    • elisabete em disse:

      Concordo que bbb é totalmente desnecessário para um acréscimo a cultura, porem muito se fala da Globo, quando outros programas em outras emissoras fazem parecido ou ainda pior, (fazenda) ( casa dos artistas) é o mesmo seguimento de inutilidade, porem nada se fala sobre isso, as proprias emissoras que patrocinam tais programas, tem a cara de pau de falar mal da globo por exibir um programa dessa natureza, sendo que fazem o mesmo e pelo mesmo objetivo. Não dou audiencia para nenhuma delas, só não a poio a hipocrisia !!!!! Só assiste quem quer…. Bete

    • Otávio Doltz em disse:

      O texto repudia acertadamente esse programa idiota chamado BBB. Mas ultimamente algumas crônicas têm sido atribuídas indevidamente a intelectuais, jornalistas e artistas em geral, sendo este um exemplo típico. Luis Fernando Veríssimo não costuma participar de muitos programas de televisão, mas em 12/2/11, ele esteve no palco do Altas Horas para ser entrevistado pelo apresentador Serginho Groisman. No começo da conversa, o cronista contou que o texto sobre o Big Brother Brasil, que está circulando pela internet com a sua assinatura, não foi escrito por ele e que existem muitos outros textos creditados a ele nessa mesma situação. De fato, o BBB é uma estupidez da televisão brasileira, mas o texto não foi escrito por Luís Fernando Veríssimo, que em nota enviada ao jornalista Ricardo Noblat no dia 4 de abril de 2010 usou o seu humor inteligente e caracterísitco dizendo o seguinte:
      “…Não fui eu que escrevi. Não poderia escrever nada sobre o “Big Brother Brasil”, a favor ou contra, porque sou um dos três ou quatro brasileiros que nunca o acompanharam.”

    • Eu tenho quase certeza que NÃO É do Veríssimo; o texto (de acordo com o que li até agora) mudou pouco desde 2010 onde TAMBÉM é veiculado o crédito (ou descrédito) ao grande cronista, poeta e pessoa inteligentíssima que é este meu ÍDOLO!
      Não tem muito a “cara” dele o texto, mas só quem o lê consegue identificar. Claro que postar usando O NOME dele dá mais credibilidade acessos, como estão fazendo enviando a tudo que é e-mail. Mas eu sou meio discrente de tudo que rola por esta telinha, e gosto de fuçar….rs
      Mas de qualquer maneira a pessoa deixa clara sua indignação. E isso é democracia também. Eu também gosto de descer a lenha no meu blog… porém uso só meu nome mesmo.
      Beijos, amei o blog!

    • Vou começar a escrever e falar que foi você quem escreveu. Esse é o problema do Brasileiro, não importa como se chega ao objetivo desde que o resultado seja alcançado! (usando o nome de outra pessoa, afinal, pouco importa né?)

    • pra mim todas essas palavras sao verdadeiras,o BBB e um dos piores programas de televisao,me sinto chateado por saber que quase todos os brasileiros assintem essa merda de programa

  2. Juliana em disse:

    Eu não concordo com Veríssimo…
    me admira muito Veríssimo tamanha mosdesta inteligencia ecrever cronica sobre BBB kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é rídiculo! a Rede Globo ñ obriga ninguem assitir…
    ñ tenho nada contra Gays, lésbicas, heteros, Pedro Bial, Rede Globo… acho “quem muito critica”
    é porque assiste e gosta…
    Quando Veríssimo fala Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir…..concordo plenamente!!! mas a culpa é da Rede Globo, do Pedro Bial, do BBB????????????
    Veríssimo vai fazer cronica para o políticos corruptos….deixa a Rede Globo, o Pedro Bial e o BBB de lado.
    A população agradece.
    Da licença que agora vou dar R$1,5 milhão para o DOURADO
    to votando desde ontem para ele ganhar…(risos)

    abração

    • Nasrudin em disse:

      Concordo com este comentário. Ninguém é obrigado a assitir o BBB, nem concordar com o Pedro Bial. Por isso existe o feio e o bonito. O elegante e o mal-vestido. O inteligente e o burro. Quem tem cérebro e quem assiste ao BBB. Etc, etc, etc.

      • não posso fazer muito coment´[arios porque nunca consegui assistir por mais de dez minutos esse lixo do B B B

      • Estou supreso com este comentário. Quer dizer que niguém é obrigado a assirtir o BBB legal! Niguém é obrigado a roubar, matar, estuprar… E mesmo assim os males acontessem por causas de pensamentos como estes…
        Por isso que muitos a filosofia chata pois trata da etica em sua sua excência. Platão dizia que se o homem fosse ético e fizesse o bem comum, podiar-se ter uma sociedade perfeita. Mas há que quera BBB para si e os seus, para estes, boa sorte…

      • Estou surpreso com este comentário. Quer dizer que ninguém é obrigado a assistir o BBB legal! Ninguém é obrigado a roubar, matar, estuprar… E mesmo assim os males acontecem por causas de pensamentos como estes…
        Por isso que muitos a filosofia chata pois trata da ética em sua sua essência. Platão dizia que se o homem fosse ético e fizesse o bem comum, poderá ter uma sociedade perfeita. Mas há quem queira BBB para si e os seus, para estes, boa sorte…

    • THAYLINE em disse:

      concordo sou fã do BBB e acho q quem fala mal é pq assiste e gosta mtoooo

    • Perfeito. Não é ppossível que o Veríssimo tenha escrito um texto idiota!

    • JOSUÉ FERNANDES em disse:

      MEUS AMIGOS ACABEI DE TER A CERTEZA DE QUE TEM PESSOAS QUE NÃO TEM NEM UM SENSO DO QUE ESTA LENDO, REALMENTE NÃO É QUESTÃO DE SER CONTRA A ALGUMA COISA OU DESCISÃO DE SER GAY OU COISA ASSIM, E SIM DE TAMANHA MEDIOCRIDADE HUMANA EM QUE VIVEMOS…. BIG BROTHER, MEDIOCRIDADE HUMANA, A PURA CONCLUSÃO DISSO.

    • JOSUÉ FERNANDES em disse:

      Repassem o quanto puder, ja passou dos limites estas aberrações.

    • tatiana em disse:

      nao foi o veríssimo que escreveu.

    • Oi Juliana! Como esse povo é idiota, heim?
      Aviso para eles tomarem cuidado com o falso moralismo, pois esses que criticam tanto o perfil do ser humano dos dias atuais, como o tal Luiz Fernando Veríssimo, esquecem que deixaram essa cultura de herança para nós e não têm a coragem de assumir esta culpa. Erros e culturas do passado refletem no presente.
      Cabe a cada indivíduo HOJE, educar os seus filhos para que não assistam o BBB, já que este é um programa “proibido” para menores, e também para que não perpetuem com preconceitos bobos que acabam fazendo com que gastemos tempo e energia com coisas ridículas, como estas críticas, ao invés de olharmos para nós e nos corrigirmos.
      Essa é a HERANÇA cultural que o Luiz Fernando Veríssimo, o pai, o avô, o bis e o tataravô dele deixaram, e hoje o mesmo se mostra crítico para falar, jogando todo o seu tempo, sua energia e competência fora.

      Desejo que cada “macaco olhe para o seu rabo”!!!

      • Nem foi o Veríssimo que escreveu este texto! Acho um absurdo usarem o nome dele para dar autoria a textos que não são dele, porque depois as pessoas criticam negativamente e usam o nome do falso autor sem razão! Critique o verdadeiro autor do texto, que não tem coragem para se assumir, mas não critique o escritor que não perde tempo escrevendo um texto ruim e com idéias fracas como este!

      • Rafael em disse:

        Se você leu o texto inteiro, está escrito na última linha que talvez Veríssimo não o tenha escrito, o que é muitíssimo provável. Se você tivesse lido Veríssimo ao menos uma vez na vida notaria que o texto não tem nenhuma marca do estilo dele. Você também criticou o pai dele, Érico Veríssimo, que foi outro grande escritor brasileiro, que deixou um legado de grandes obras e muita cultura, e que não contém nenhuma longínqua ligação com o emburrecimento do país e a cultura BBB. Seu comentário só mostra que você é um analfabeto funcional, que não lê livros, fruto da cultura BBB. Sinto muito, mas Veríssimo é um dos meus escritores favoritos, então tive de rebater seu comentário um pouco grosseiramente.

    • É você é um destes idiotas citados no texto, é isso mesmo ninguém é obrigado a assitir, mas eles sabem que mesmo assim tem gente desocupada e inculta querendo ver esse tipo de coisa, a questão não é culpar uma ou outra, a questão é má qualidade no serviço prestado, sem nada para acrescentar em nossas vidas, somente os comentários de outros idiotas como você no outro dia no café da manhã.

    • Esse texto não é do Veríssimo, na verdade ele nem sabe que escreveram isso! Não acredite em tudo que vc lê, principalmente antes de criticar e mandar alguém fazer alguma coisa!!! A pessoa que escreveu não tem coragem de se expor e assumir seus pontos de vista, então coloca o nome de alguém famoso para que os outros leiam! Cada um pensa o que quiser, mas pelo menos tem que ter coragem de assumir o que escreve e aceitar críticas como a sua!

    • acho que a juliana se sentiu ofendida, porque ela deve ser daquelas que não perde um episódio!

      eu concordaria em deixar o bbb quieto…se isso não fosse uma forma de manipulação em massa. se as pessoas fossem apresentadas a verdadeira cultura, se elas tivessem opção de assistir um programa de qualidade. se programas que realmente atribuem um pouco de cultura existissem e fossem tão divulgadas e apoiadas quanto o bbb.

      mas não. até nos JORNAIS se fala de bbb.
      isso é para deixar as pessoas alienadas.
      isso me da pena dos brasileiros alienados e vergonha por eu morar aqui.

      vergonha de ouvir todos os dias as pessoas que trabalham comigo falarem do bbb, mas nunca terem sequer lido um livro.

      • Concordo com voce Julia, aqui onde trabalho é o papo que rola, sinceramente, eu tenho nojo! Baixarias ao vivo 24 horas, e milhões de otários alimentando esssa coisa da qual não tem nada vezes nada, dali nada se aproveita, sei pelos papos idiotas que escuto, fala sério… eu me sinto ultrajada em ter que ouvir esses papos decadentes. fazer o que né?

    • Oi Juliana, se liga, menina! ninguem é obrigado a ver tv? você sabia que tv é concessao do governo, ou seja, do povo a uma empresa? nao é a familia marinho a dona da tv globo. eles usam um canal de tv da NAÇAO para enriquecerem e difundir porcaria. o povo tem, sim senhora, direito a tv de qualidade e nao é obrigado a desligar o unico meio de entretenimento da maioria.

    • Coitada, é ignorante.

    • …antes obrigasse, ao menos se saberia contra o quê lutar. Pior é o inimigo que tenta manipular sua vontade antes que o perceba ou identifique.

    • Com esse belo cérebro que você tem nunca vai concordar com o Verissimo.

    • regiane em disse:

      que comentário infeliz foi o seu aposto que vc é tão ridícula quanto os tais bbb”s

    • elenise aparecida ferreira em disse:

      Não deixo não!
      A culpa existe sim!
      Eu critico bastante e não assisto, não gosto. Os políticos corruptos estão errados e também a rede globo nesse caso.
      Também não tenho nada contra gays e lésbicas, heteros e etc, mas acho que o Pedro Bial tem bastante qualidade e capacidade para investir em outras areas. Todos somos responsáveis, aqueles que pruduzem e aqueles que consomem. Se você tem 1.5 milhão para dar para o Dourado, então invista em coisa melhor.

  3. Máyra em disse:

    27 de março de 2010-03-27

    Uma carta ao Sr Veríssimo

    Tristemente ou quem sabe felizmente acabei de ler uma cronica sua sobre o BBB. Tristemente, pois sempre queria fazer uma manifestação a respeito deste nojento e repulsivo programa que nossas crianças brasileiras e anencéfalos brasileiros vêem, mas o sr veio primeiro. Uf!E felizmente cá estou lhe parabenizando pela coragem. Diga-se de passagem, anencéfalos(foi o sr quem falou, o sr.pode ,já possui um nome graduado, então pode) , imagina eu ,Máyra falar , sem retratar alguém maior já haver falado, tipo o Sr Veríssimo. Estaria em praça pública sendo nocauteada. Felizmente o sr falou. E cá estou fazendo minhas, as suas palavras. Toda a sua fala é maravilhosa, bárbara, sensacional, mas o trágico de tudo isto é que quando estamos transitando por um mercado, ou até mesmo em um consultório, ou no cafezinho de um shoping, lojistas, e outros “istas” que assistem, forçosamente nos deparamos, quando estamos nestes ambientes, com um BBB, dando suas pinceladas anormais, querendo nos animalizar, fazendo isto tudo ser muito normal. Depois querem controlar a maternidade para os adolescentes. Mas e quem sabe são estes adolescentes que aborrescentes ficam meio anencéfalos, para serem “modernos” ou “enturmados” , olham e se deliciam com as podridões de uma “Torre de Babel”. E estes são os heróis brasileiros?!!! Ah! Que bom seria, a censura mostrar somente o correto. Mas a abanalização do sexo, da droga, corrupção faz parte do grande circo que alguns armaram por aí, conforme o sr falou, da Globo. Quantos milhões deixariam de entrar nos cofres de alguns e o mais bárbaro de tudo: dos cofres telefônicos? Onde estão os governantes para podar esta pornochanchada que polui sem nossa permisão?Mas somos a minoria, pois muita gente vibra com tudo isto. Tem trouxa para tudo. E quem abre o bocão ?… Ah! È preconceituoso!!!. Somos coroados de sermos contra os gays, lésbicas, ou sei lá mais oque. Com o argumento da inclusão, hoje tudo pode? Como o sr mesmo falou, querem ser, que sejam, mas nem pensar em normatizar, publicando freneticamente, como as loucas orgias de Nero. E isto é muito além de pré- conceito, é conceito formado no pré vida de nossas vidas. São valores calcados na certeza de nossos antepassados. E isto querem mudar, querem banalizar. E tem muita gente aplaudindo. Pior que são estes mesmos que foram chamados de heróis pelo sr.( trabalhadores,sofredores…) Herói para mim é como o sr, Veríssimo. É,o senhor mesmo,que toma peito e fala abertamente da podridão que está se instalando neste país. Além de BBB temos também a destruição da inocência infantil, trazendo uma sórdida menina que se maquia de monstro nas novelas da Globo. E estes são os heróis fantasmas das mamães anencéfalas que aos dois aninhos levam sua filhas fazer book mostrandos suas partes íntimas ao meio de muito tule e paetês, para ser, que tal ,uma “globéte”.Então sr, Veríssimo, o mal maior já está feito, o povo dar ibope para a podridão. Pois a minoria nem conta ponto, que somos nòs. O que conta é este pais dar ibope e alavancar cada vez mais os currais da televisão. Afinal, este país possui alguma governancia? Por favor me responda, sim senhor?!!!

    Máyra ,professora,pedagoga, escritora

    • Elaine Back. em disse:

      Bravo!

    • Sofia Catharina em disse:

      concordo plenamente c/ td q vc e o Veríssimo falaram

    • Não há no suposto texto de LFV a palavra “anencéfalo” a qual voce se referiu. Observe qua a palavra usada foi “acéfalo”!

    • José do Brézil em disse:

      Só tinha que ser professora e pedagoga mesmo.Inusitada educação deste país e, é isso que sabem fazer.
      se foi ele ou não quem escreveu, fez o melhor!
      por favor, salvem a professorinha!..kkk

    • Máyra,simplesmemte bravo,bravíssimo.
      Concordo com cada palavra sua e do Veríssimo e de tantos outros que acham que o BBB é o cúmulo do absurdo,realmente,depois que o Veríssimo escreveu essa crônica encorajaram as pessoas a falar,e dizer que é contra a tal atrocidade na TV brasileira.
      É lamentável saber que nossos compatriotas assistem a tal nojeira.Que tal em vez desse circo,desculpe,me retificando:circo não,é afrontar aos profissionais da arte,circo pelo menos é diversão,entretenimento,arte;e o BBB é a a pura baixaria,de diversão,não tem nada.É muita falta de ética e valores;virtudes e princípios nesse mundo.Ainda bem que muitos assim como você e o Veríssimo tentam ainda salvar a dignidade que ainda resta em uma sociedade tão cabeça dura.
      Um forte abraço,continue a pensar assim,pois pessoas assim como você ainda me fazem acreditar que existe vergonha e pessoas de caráter.
      Alice.
      Estudante.

  4. Pingback: Tweets that mention “A Vergonha” – crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB « Pão & Prosa -- Topsy.com

  5. tinho em disse:

    Bah, já cansei de me iludir com ‘mudança’ do gosto da massa nesse país. É muito mais fácil para quem tem poder deixar o ‘povão’ ignorante, status quo. É mais lucrativo, mais fácil alimentar com pão e circo. Infelizmente, não podemos fazer nada, quantos protestos intelectuais vc já viu? Eu já vi milhares. E alguma grande mudança? Nada. Não adianta nada. Todo esforço é em vão. Pelo menos por enquanto.. não vejo saída. Desculpe o pessimismo, foi um desabafo.

  6. Gil Nascimento em disse:

    “No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.”
    Luis Fernando Veríssimo

  7. Mauro Hahn em disse:

    Também odeio este Programa BBB que não é nda cultural e além disso é um programa muito baixo e muito vulgar. Parabéns pela crônica de Luiz Fernando Veríssimo, concordo em gênero, número e grau.

  8. vergonhoso um blog endossar uma asneira mal escrita dessas como se fosse do LFV. o dono do blog ou é ingenuo, ou mal intencionado, ou muito, mas muito, ignorante. padrão BBB esse seu post. e o nome do blog é prosa… escreva menos e leia mais.

  9. Carlos em disse:

    aham, texto do l.f. verissimo, publicado ONDE? ou vai dizer q ele te mandou por e-mail?
    isso é mais um desabafo q nao sai do nivel do senso comum. ai esta escrito o que qualquer um – inclusive eu – que critica o programa pensa. a critica é válida, mas nao é mais do que o discurso do senso comum. vindo dele, teria um pouco mais de estilo e originalidade.

    • Gil Nascimento em disse:

      Sem querer entrar no merito, mas já entrando, acredito muito que esse texto tenha sido escrito por Luis Fernando Verissimo, mas como vc se considera conhecedor do “estilo” dele, deve ter sua razão! Outra coisa, duvido muito, analisando seu comentário “pobre” de argumentos, que vc consiga escrever algo que se pareça com esse texto, muito menos igual! E tenho o dito!

    • Seja lá quem foi que escreveu, merece meus parabéns, pois conseguiu atingir seu obtetivo. Verdade, Polêmica e crítica! E o texto até que está bem escrito, sim…

  10. Priscila Sousa em disse:

    Bem, acho muito difícil, dentro de um sistema capitalista de consumo, que o conteúdo tanto da Rede Globo como de qualquer Tv Comercial seja diferente. De fato o Big Brother não nasceu para fornecer conhecimento, educação. A postura do telespectador diante disso deve ser racional é clara; para que ele existe? qual sua finalidade? a parti desses questionamentos cada um julgue, se formará seus conceitos e valores baseados no conteúdo do BBB.

  11. AMARO SIQUEIRA BARROS em disse:

    Minha gente!
    Gostaria de lhes informar que esse e-mail não foi escrito pelo Veríssimo, conforme pesquisa que eu efetuei dias atrás.
    Depois, eu tenho outra opinião à respeito da liberdade das emissoras de colocarem “porcarias” no ar,(eu, particularmente, acho que esse tal de bbb tem essa qualidade), mas daí, achar que alguém tem direito de proibir ou dificultar que outros, que tem opiniões diferentes, não possam assisti-lo, vai uma grande distância!
    O autor tem todo o direito de expressar a sua opinião, até de tentar convencer outras pessoas, a pensarem como ele(a), só não tem, é o direito de fazer uma emissora só colocar no ar, o que ele acha “bom e bonito”!!! Só se ele comprar uma estação de tv!!! Sendo dele, aí…..
    Abaixo, estou colocando a opinão que enviei para outra amiga, quando da primeira vez que recebí esse mesmo e-mail. Grande abraço do Amaro.

    “””BOM DIA,GENTE!!!

    À RESPEITO DE UM E-MAIL QUE RECEBI, TENHO O SEGUINTE À DIZER:

    AINDA BEM QUE TEMOS HOJE ALGUMA LIBERDADE PARA OPINAR PUBLICAMENTE SOBRE O QUE PENSAMOS SOBRE QUALQUER COISA. INCLUSIVE DO TAL BBB. JÁ PASSEI POR PERÍODOS DE TEMPO QUE ISSO NÃO ERA POSSÍVEL…
    CONCORDO COM ALGUNS DOS VALORES QUE O AUTOR DÁ À ESSE PROGRAMA, MAS QUERO LEMBRAR À TODOS, QUE TEMOS UMA ÓTIMA TV- EDUCATIVA,CANAL 2 DO RIO, E NO ENTANTO, OS SEUS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA, NEM COM LUPA A GENTE VÊ! EU ACHO QUE TER MUITAS OPÇÕES DE CANAIS, E DE TODOS OS TIPOS E QUALIDADES É QUE, COM A AJUDA DOS PAIS, SE VAI MOSTRAR OS POSSÍVEIS CAMINHOS QUE SE TEM PARA LEVAR AS CRIANÇAS E TODAS AS PESSOAS, À POSSUÍREM OPINIÕES PRÓPRIAS, DE QUALIDADE E DIVERSAS… SEM COERÇÃO! TEM “CERTOS E ERRADOS” QUE NÃO DEVEM SER DITADOS PELA MAIORIA/MINORIA! ASSIM COMO “BOM E RUIM”!
    O BIAL, ACHO QUE FAZ UM ÓTIMO TRABALHO, VENDENDO O “PEIXE” QUE OS SEUS PATRÕES ESPERAM DELE.COMPRA QUEM QUER! OUTRA COISA QUE EU GOSTARIA DE SABER: O AUTOR AFINAL, É CONTRA O QUÊ? A LIBERDADE QUE TEM AS EMISSORAS DE COLOCAR OS PROGRAMAS QUE LHES INTERESSAM NO AR? E O MERCADO? A GLOBO TBM TEM: O GLOBO REPÓRTER,FUTEBOL,
    GLOBO CIÊNCIA, GLOBO COMUNIDADE,TELECURSO, DRAMATURGIAS,JORNAIS E MUITAS OUTRAS COISAS,,,
    O BIAL TBM, COMO O AUTOR BEM FRISOU, FAZ E FEZ OUTRAS COISAS,QUE SÃO “APROVADAS” PELO NOSSO ARTICULISTA. ELE, O AUTOR, ESCREVE TBM QUE NÃO TEM NADA
    CONTRA DETERMINADAS MINORIAS… ELE DEVE “TÁ” BRINCANDO! ISSO É QUERER OBSCURECER A MINHA INTELIGÊNCIA…O PRECONCEITO DELE(A) É LATENTE!
    ENFIM,EU ACHO MUITO BOM, MUITO BOM MESMO, QUE TUDO, EU DISSE, TUDO,SEJA MOSTRADO NA TV, DESDE QUE O BOTÃO DE MUDANÇA DE CANAL, FIQUE EM MINHA MÃO!!! NUNCA,EU DISSE NUNCA,
    NA MÃO DE PESSOAS QUE PENSAM COMO O AUTOR!!!
    SÓ COM LIBERDADE E RESPONSABILIDADE, SE APERFEIÇOARÁ A MENTE DO SER, QUE SE ESPERA, QUE UM DIA, SEJA HUMANO!!! AMARO.

    • Eliane Belmonte Lucenti em disse:

      Amei sua colocação! Educação fundamentada no amor, que possa expandir a mente de nossas crianças para serem independente e críticas…essa é a solução.
      E como você mesmo disse, enquanto o controle estiver na minha mão…

  12. Fernando em disse:

    Ontem li a coluna do L.F.Veríssimo na zero hora e ele falava desse texto que circula na internet com autoria dele criticando o BBB, e afirmava que não podoria jamais ser a favor ou contra este programa (medíocre, na minha opinião),pois estava entre os 4 ou 5 brasileiros que jamais havia assistido a este programa global.
    Na minha perspectiva críticas podem e devem ser feitas a este programa que só demonstra a limitação da telivisão brasileira que se reflete na formação cultural brasileira. Quem diz que ninguém é obrigado a assistir ao BBB , tudo bem, mas só parem para pensar um pouco. O que vai fazer um cidadão de classe baixa, que consiste na maioria da população, que não tem canal a cabo ou não sabe istrumentalizar um livro e nem sequer foi estimulado a isso.Em suma, é obvio que sem outras alternativas de lazer, reais ou simplismente porque se vive em uma sociedade que o que parece legal e assistir e discutir quem vai ser eliminado do BBB, isso de alguma forma estimula
    inconscientemente ou conscientemente as pessoas a assistirem essa porcaria que só aparece um falando mal do outro e fazendo as maiores baixarias para ganhar um prêmio.

  13. Olá! Recebi com atraso a mesma crônica no e-mail ontem e só hoje me perguntei se era verdadeira, mesmo. Pesquisando no Google caí aqui e achei também inúmeras páginas que contestam a autoria. Olha, não conheço nada do Veríssimo (confesso: sempre tive pouco hábito de ler crônicas, jornais ou literatura), mas não acredito que uma pessoa com a inteligência dele seja tão baixa (quase tanto quanto o próprio BBB), homófoba (e muito mal disfarçadamente), retrógrada (falso moralismo) e ingênua em suas colocações. Sim, porque falar de dinheiro privado como se fosse público, por mais que possamos ficar indignados com seu uso, é no mínimo ingênuo. Não, é claro, que eu goste do BBB ou não concorde com várias das afirmações do texto. Mas além de medíocre o texto está muito mal escrito.

    Pretendo colocar um post no meu blogue falando sobre isso, darei mais detalhes lá ;=)

    Abraços!

  14. Simone em disse:

    Sem entrar na discussão se o programa é bom ou não (eu não gosto, acho que é um programa de péssima qualidade mas tudo bem, gosto não se discute e o espaço é democrático). Mas para ficar claro: este texto não é de Luis Fernando Veríssimo. Ele deixou claro que esse texto não é dele em crônica publicada no jornal O Globo do dia 04/04/2010 e em Zero Hora de 05/04/2010.
    Eis o link da crônica “Outro você”:
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/04/04/outro-voce-280562.asp
    Alguém esclarecido postou o link do jornal Zero Hora.
    O espaço é democrático, a internet também, o mundo é livre e todos tem direito de dar sua opinião. Mas escrever um texto e colocar a assinatura de um autor famoso é no mínimo uma falta de respeito com o escritor.

  15. Danubia em disse:

    Essa crônica de quinta categoria não é do Luís Fernando Veríssimo…
    e tem mais…quem a escreveu é um baita de um hipócrita, porq fala mal mas tá por dentro de tudo q acontece no tal lixo né…

  16. LUCÍDIO em disse:

    QUERIDOS(AS)
    É IRRELEVANTE A IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DESSA “CRÔNICA, SE É DO GRANDE L.F.VERÍSSIMO OU NÃO. O QUE IMPORTA É QUE A CRÍTICA REPRESENTA O DESEJO DE EXPRESSÃO, OU POR QUE NÃO DIZER A INDIGNAÇÃO DE MILHÕES DE BRASILEIROS PRINCIPALMENTE PAIS DE FAMÍLIA QUE AINDA GUARDAM E QUEREM PRESERVAR NO LAÇO FAMILIAR O RESPEITO,A DECÊNCIA, A MORAL, E OS MANDAMENTOS BÁSICOS DO DIVINO DEUS. EU TENHO 4 FILHOS ADOLESCENTES E SINTO VERGONHA DE SENTAR COM ELES P/ VER TELEVISÃO. ESSE TAL DE BIG BROTHER, FAZENDA, PELO AMOR DE DEUS, COMO O DIABO ESTÁ GOVERNANDO GRANDE PARTE DA HUMANIDADE MENOS DESAVISADA, COM O SEU GRANDE PROJETO DE TRANSFORMAR “TUDO AQUILO QUE É PECADO COMO SE TUDO FOSSE NORMAL”. E ASSIM VAI…, AS DROGAS, NORMAL;
    A VIOLÊNCIA, NORMAL;
    A PROSTITUIÇÃO INFANTIL, NORMAL;
    A CORRUPÇÃO, NORMAL;
    O CASAMENTO DE HOMO, NORMAL,NO BR. DAQUI A POUCO VEM A LEI.
    A PEDOFILIA, NORMAL;
    MATAR PAIS OU PAIS MATAR FILHOS, NORMAL;
    MATAR (ABORTAR), NORMAL;
    MATAR CRIANÇA, NORMAL;
    O SEXO EXPLÍCITO AO VIVO E A CORES, NORMAL;
    MULHERES PELADAS ANDANDO NA RUA, NORMAL;
    A SEPARAÇÃO E O DIVÓRCIO, NORMAL (DAQUI A POUQUINHO SAI DA FORMA O PEC 26 ou 28 E VIRA LEI, OU SEJA CASA HOJE E PODE DIVORCIAR AMANHÃ SEM NNHUM PROBLEMA;
    TRANSAR COM A NAMORADINHA NA CARA DO PAPAI, NORMAL;
    SE “AJUNTAR” PARA VER SE DÁ CERTO P/ DEPOIS CASAR, NORMAL;

    …. DEUS DEVE ESTÁ MUITO CONTENTE CONOSCO!!!

    • Paloma Carvalho - (paraense) FOR-Ce em disse:

      Lucidio… Também penso dessa forma. E acredito que outro formato poderia sim trazer á tona esses tópicos. Mas pelo visto eles não entendem que AGREGAR valores seria abusar de formadores de opinião, todos juntos, otimizando o tempo do programa e nos proporcionando questionamentos como os teus.
      É uma barbarie essa falta de vergonha. O respeito aos princípios básicos de relacionamento devem sim ter uma ordem. Porém fazemos parte dessa força, podemos trabalhar para a transformação ao invés de criticar sempre. Arregaçar as mangas meu querido… Deus nos deu e dá o livre arbítrio, que façamos a nossa parte agora! Boa semana!

  17. Pedro Emery em disse:

    Para explicar o sucesso, basta dizer que temos um presidente que se gaba de nunca ter lido um livro e que considera isso “perca” de tempo.

  18. babi em disse:

    essa crônica não é do veríssimo…nunca que ele teceria críticas tão baratas.
    pare de usar o nome das pessoas!
    ridiculo…devia ter vergnha disso e se n foi vc quem escreveu, deveria ter vergonha de não saber distinguir um texto do verissimo de uma merda clichê qualquer.

    • Gil Nascimento em disse:

      Quem dera eu ter a capacidade de escrever um texto tão bem amarrado como esse, se tivesse sido meu eu teria assinado! E se você leu realmente o post inteiro deve ter visto que eu não atribui a autoria a Verissimo, recebi essa cronica por email, no qual era enfatico ou atribui a ele, mas tive o cuidado de colocar no post que não havia certeza da autoria… Então vê que vai a merda e me deixa em PAZ!

      Ahhhhhh, já ia me esquecendo!

      Feliz Dia Das Mães!

      • Mesmo assim,disseminar um texto com essa qualidade onde é sem dúvida predominante o senso comum é no mínimo uma tremenda covardia!!!!

        Se voce quer divulgar textos ruins, faça-o,afinal, há gosto pra tudo, mas não atribua a eles autorias não condizentes com a “obra”.

      • Poxa, Gil, se vc não tem certeza da autoria nem coloca o nome do Veríssimo ou de qualquer outro autor… coloca o texto e “autor desconhecido” mesmo! Melhor do que ajudar a propagar esse hábito de colocarem informações falsas na internet!!

      • Gil Nascimento em disse:

        Olha a autoria pode não ser do Verissimo, mas não estou discutindo Verissimo, eu acho que quer que tenha escrevido foi muito sagaz e conseguiu alcançar o que eu penso do programa. As pessoas estão preocupadas com a autoria do texto, mas na verdade considero o conteudo do texto mais importante.

    • Hummmm, não me parece que você, especialmente, sabe o qe está dizendo. Devia prestar mais atenção no que lê e no que fala.

  19. Lamento por vc babi, se acha ruim escreve algo melhor, to cansado de gente pequena que não faz porra nenhuma na vida a não ser apontar o dedo para erros e vive de criticas, se coça aí babi e escreve algo que eu publico enoje dou total autoria, do contrário se cala e faz igual a milhões de leitores, fica no anonimato! Um abraço!

  20. babi em disse:

    ah, entao é esse o proposito da coisa..ser idolatrado!
    Esse autor talvez estivesse suficientemente consciente da qualidade de seu trabalho.Sacou que se não levasse a assinatura de uma figura já renomada, não faria sucesso. Não teve coragem de se expor, assinar embaixo. Prefiriu renunciar pelo texto….ah, que bonito! anônimo, porém feliz…

    Gil Nascimento, valeu a intenção, mas ao invés de tentar se desculpar dizendo que pos em duvida a autoria do texto, desculpa sim, porque ficou que nem propaganda enganosa.O título com letras grandes afirmando a si próprio e no final com letras miudiiiiiinhas tentar amenizar o erro. Assim não é honesto. Não adianta tentar justificar seu erro não.O que seria mais legal é você postar textos autenticos do verissimo, o texto dele discorrendo sobre essa situação….isso sim seria bacana.

  21. Babi, Sinto muito por você mesmo! É só o que eu sinto!
    Em nenhum momento me desculpei, nem com você nem com ninguém, estou tranquilo quando a meu proposito a postar essa crônica, sendo ou não autêntica. Agi como achei que devia e assim farei tantas vezes que considerar pertinente.

    Vou dar por encerrado a dicursão por que não está trazendo beneficio nenhum ao blog essa discussão, meu proposito aqui não uma discussão individual, mas coletiva.

    Já falei e repeti tudo que tinha para ser dito!

  22. Eu duvido que isso seja escrito pelo Veríssimo. Quem conhece sua escrita, sabe que isso não é dele…

  23. Bruna em disse:

    Isso é sim do Veríssimo. Saiu até no jornal “O Paraná”.

    Aliás, texto PERFEITO!

  24. babi em disse:

    jornal paraná?
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  25. Samantha em disse:

    adoreei realmente o BBB é uma porcaria !
    uma coisaa horrorosa..inutil ..
    programação educacional nao passa agora esse lixo passa e td mundo vê ! palhaçada !

  26. Vanessa em disse:

    Me desculpem, mas quem é leitor do L.F.Verissimo percebe de primeira que este texto não é dele.
    O texto até que é bom, a critica é valida, mas de um certo preconceito e moralismo que não são caracteristicos do autor. Espero!!!

  27. Fernanda em disse:

    Bom, nem li os comentários, mas só queria dizer que esta crônica não é do Luís Fernando V. apesar de ser muito boa. http://telemagia.wordpress.com/2010/04/05/bbb10-sobre-o-falso-texto-de-verissimo/

  28. Mônica em disse:

    Sei que o texto não é de Veríssimo, mas que se apresente o autor pois a crítica é maravilhosa!
    Acho que até o Veríssimo gostou! rsrsr

  29. ricardo em disse:

    até quando vai esse programa erótico e bizarro?
    bbb20,25…aff….
    Deeeuxxx…quimilivre

  30. cynthia em disse:

    É muita ingenuiddae crer que esse texto saja do Veríssimo. tem muito preconceito aí, Veríssimo é inteligente, preconceito e inteligência não andam juntos. Esse texto é de um ranzinza, Veríssimo é divertido. BBB é só um programa de TV, o caos do país vem de muito antes dele. Muito limitado, aquele que não consegue abrir a mente e humildemente aprender coisas novas com um atravessar de rua ou com um “programa de Tv de massa”. Usei aspas pq esse termo é comumente usado com o um tom pejorativo, como se as massas, não raciocianassem. isso é que é Subestimar a inteligência alheia. e isso é que é burrice. O controle remoto ta sua mão.

  31. Leonardo Garrido em disse:

    Sendo ou não do Veríssimo, não importa, o que interessa é que este texto, por si, descreve em 100% sem margem de erro, o que é este programa : um meio de se ganhar dinheiro às custas de gente IDIOTA.

  32. Larissa Perusse em disse:

    Lamentável é saber que todas essas opiniões que levam em consideração a ética e moralidade de nada valem a grande massa de nós os brasileiros… Mas não deixemos de opinar mesmo que sejamos as nulidades!! Do País

    • CANAAN SILVA em disse:

      BASTOU VER ALGUNS COMENTÁRIOS PARA ENTENDER QUE A MAIORIA DELES ESTÁ SENDO ESCRITA POR PESSOAS DE BAIXA CULTURA. QUE PENA!… CONTINUEM ASSISTINDO AO BBB,AFINAL ELE É FEITO PRA ESSE TIPO DE CONSUMIDOR. SÉCULOS E SÉCULOS DE BURRICE É O FUTURO QUE LHES COMPORTA.

  33. aline costa em disse:

    vcs que gostam do BBB, e que tem filhos ou que ainda pretendem ter, será que vcs pais deixariam os seus filhos ver naturalmente uma cena de sexo, ou de homens se beijando e mulheres se beijando? será que vc educaria seu filho dizendo que não tem nada a ver assistir o bbb? são perguntas para refletir. td bem que vcs gostam, nada contra pra quem é fã, mas cai entre nós, porque sempre tem que ter homessexuais, os pessoas que já tem dinheiro, ou porque eles escolhem pessoas que já é formado em alguma coisa? tipo, advogado, administrador, djs, enfim, e os desempregados, e os pobres que precisam do dinheiro para se sustentar? ah já sei, eles querem ganhar ibope e dinheiro, e fazer vc se divertir!!!tudo bem, continue assistindo bbb e assista tb o povo brasileiro chorando por não terem o que comer, o que vestir e onde dormir, quem assiste programas desse nivel, tem o dever de ver tb a pobreza do nosso país, vc é quem sabe, vc é quem decide. boa espiada para vcs…..kkkkkkkkk(fala sério)

  34. MARCIO em disse:

    O BBB FOI FEITO PARA DISTRAIR, A POLUIÇÃO DE TANTAS BESTEIRAS, Q NA TELEVISÃO TEMOS PORQUE NÃO ATACAR OUTROS CANAIS TANTA MERDA Q SE A TV EMITISSE GASES ANDARIAMOS DE MASCARA SE REALMENTE FOI ESCRITO PELO TÃÃÃÃÃO COMENTARISTA É LAMENTAVEL.COISA MELHOR PODERIA SER ESCRITO. BIAL APENAS RECEBE PARA MELHOR FAZER SEU PAPEL
    O Q FAZ MUITO BEM SEJA BBB, MURO DE BERLIM OU ESCRITOR A INVEJA E FODA.

  35. EDNALDO em disse:

    GENTE! NÃO IMPORTA QUEM ESCREVEU, E SIM O QUE ESCREVEU
    E ISSO É UMA VERDADE O BBB É UM TREMENDAU DE MERDA E DEVERIA SE CHAMAR “BIG BOSTA BRASIL”

  36. Finalmente aparece uma análise crítica deste programa completamente vergonhoso. Tudo que eu queria dizer envontrei neste texto.

  37. São verdadeiros (as) caras de paus e tem minhoca na cabeça, as pessoas que além de assistirem tamanha idiotíce, defendem como se fosse a coisa mais linda de se ver.

    Minha nossa, vejam que mentes!!!

    O que importa se é o Veríssimo, Quintana, Mario de Andrade ou uma pessoa qualquer?

    - Nem sei qual palavra inserir aqui: mentes ôcas?, não! Deturpadas, não, não! – Obtusas, também não! Talvez opacas e distorcidas? – Não, isso não encaixa!
    Mentes condicionadas, seria o caso?

    Acho que a melhor definição seria: ‘mentes escravizadas pela mídia, manipuladas pelos padrões de uma sociedade cada vez mais doente e insana!

    Fico pensar como tais pessoas podem “sequer pensarem em cuidar de uma criança”!!!!

    Como? Com as mentes que aprovam tais banalidades?
    Que admitem tamanha vulgaridades?
    Que aceitam como “normal” tais boçalidades?????

    Rsss…..só pode ser “mesmo” o fim de mais um ciclo de vida terrestre! – Só pode!

  38. Verídico em disse:

    Não importa quem escreveu o texto. O que importa é que tudo o que esta escrito é verdade. Mas necessariamente pessoas que assistem não são todas ignorantes e nem todas que dizem não assistir são grande gênios.
    E posso dizer com toda a certeza do mundo para quem ainda tem dúvida que os dados sobre o dinheiro ganho no “paredão” é real. Muito real. Tanto da globo como da telefonica. A globo pode dizer que ajuda os “carentes” com o “Criança Esperança” Mais podia fazer muuuito mais se realmente doasse 1/10 de tudo o que fatura por cada edição do bbb.

  39. Deva Rodrigues em disse:

    Ainda bem que temos Luiz Fernando e muitos outros brasileiros que, como ele, têm ética e torcem por um Brasil onde as pessoas possam estudar, ter uma profissão, ter consciência do que é dignidade e de quais valores um ser humano precisa para viver com dignidade, criar filhos e construir uma sociedade melhor.

  40. O BBB é um LIXO e pronto!
    Mas, o povão gosta.
    Resta à Globo lucrar com isso.

    Esse é o nosso Brazil made in USA!

  41. Olá
    bem legal esse texto
    concordo !
    mas não é do Veríssimo, é do Marcelo Guido
    está aqui
    http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=56131&cat=Artigos :)

  42. Eduardo em disse:

    Bem dramático, basta mudar de canal, deve está esclerosado.

  43. Eu gostei do texto e não me importa quem o escreveu.Somente eu creio que devemos permanecer atentos aquilo que os nossos assistem na tv, pois a mente em formação requer cuidados e quando temos uma opinião de que algo não é bom devemos opinar a razão dos porquês , não se trata de ser preconceituoso, nem de querer mascarar a realidade mas essa realidade feia e sórdida não faz parte de nossa vida, graças a Deus! Ela pode real na vida de alguns que perderam o senso da vergonha e da vulgaridade.Enfim isso é a separação do joio e do trigo.Há quem goste, e são muitos, mas que pena não é? Existem tantas coisas coisas boas para se fazer mesmo quem não tem tv a cabo…lamentável.

  44. Parabéns pelo texto, eu inclusive enviei um e-mail para Rede Globo com os dizeres de Veríssimo e ela respondeu:
    Cesar

    Respeitamos sua opinião e crítica. Suas considerações serão levadas ao conhecimento da direção do programa.

    Cordialmente,
    Rede Globo

  45. Sandra Leal em disse:

    PARABÉNS! falou tudo que queria dizer. Realmente é uma “VERGONHA”. Mas essas coisas sair da cabeça pertubada do Boninho, não estranha, pois quem joga ovo do Ap em transeuntes que passam embaixo não é normal. O que me estranha é a Rede Globo ainda dar tanto espaço. Saudades do Velho Boni, que criou o padrão Globo de qualidade, esse sim é Gênio.

  46. MARCO ANTONIO DA CUNHA CURSATI em disse:

    Assiste quem quiser?! Ninguem é obrigada a assistir BB.

  47. Gente, não tem o que comentar!!
    Não importa se é do Veríssimo ou não, mas não acredito que existam seres dotados de cérebro que se identifiquem como “fãs do big brother”!
    Tchê, vai cortar uma lenha, vai lavar uma louça!!!
    Gente doente e sem vergonha vê o Big Brother!!
    Como disse o amigo antes: existem pessoas que pnsam e, por outro lado, pessoas que assistem ao BBB!!

  48. Douglas Allbuquerque em disse:

    A questão que sempre lardeia a imprensa é a respeito (atualmente) na questão da regulação da mídia. Esses tipos de programas, ao meu ver, deveria ter uma regulação ou simplesmente uma adoção de fiscalização. Não se trata mais da questão de liberdade de imprensa. Se trata, ao meu ver, para uma questão maior: o cuidado para com a população. Particularmente, se esses programas são problemas ou não a exemplo do BBB (e similares, incluem-se aqui os chamados policialescos) realizado pela Rede Globo. Esses programas mencionados só estão preocupados unicamente com o dinheiro. Portanto, não se trata de questão de atuar sobre a liberdade de imprensa. É preciso saber e ter noção que tipo de programas são apresentados no país e o que eles, de fato, podem surtir de efeito nocivos (por mínimo que seja). Acontecendo isso não devem ser liberados.

  49. Primeiramente, gostaria de dizer que está me cansando na internet essa avalanche de textos que são apócrifos e têm sua autoria impingida a autores consagrados como o Veríssimo, Shakespeare, Jabor e, agora, a bola da vez, Chico Xavier.

    Não entendi porque o blog colocou como título que o texto é do Veríssimo em letras garrafais para dizer láááá embaixo, em letras miúdas, que não existe confirmação sobre a autoria.

    Alguém disse lá em cima que não importa se o texto não é do Veríssimo. Eu digo que importa sim. Pois nessa terra-de-ninguém chamada internet não se pode permitir uma atitude desse tipo, de colocar palavras na boca/pauta de quem nem sabe que o texto existe.

    O perigo disso tudo não é nem a existência de um programa como o BBB, sobre o qual não versarei aqui, mas a ignorância sendo difundida justamente dentre aqueles que acreditam não serem ignorantes. Deve haver muita gente que é fã de Shakespeare, Fernando Pessoa e Luis Fernando Veríssimo sem nunca ter lido Macbeth, O Livro do Desassossego e A Velhinha de Taubaté, mas achando que lê tais autores recebendo e-mails e textos com autorias atribuídas a esses mestres.

    Sobre isso, já há algum tempo, escrevi em meu blog. Os interessados serão mui bem-vindos: http://migre.me/3Mjdz

    Um grande e fraterno abraço a todos.

    Alex Manzi.

  50. Douglas Allbuquerque em disse:

    Independente de autoria ou não, eu acredito que não seja. Até porque se assim o fosse eu, particularmente, não escreveria como escreveu. Dando a impressão de que é devoto da Rede Globo. Olhando para esse último ponto, paira uma dúvida. Eu não escreveria que assistia a tal rabugem de programa. Mas retornando a questão, o programa é lixão mesmo.

    • é isso ai Douglas, retornando a questão, o programa é lixão !!!
      assino em baixo man ;)

      ps – dando enfase a parte…”Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.”

  51. joao neto em disse:

    Quero parabenizar o autor deste comentario,mesmo se nao for o Verissimo.Apesar de ter achado que as criticas foram amenas, em vista do tamanho da ofensa que a Globo e este programa nos transmite.

  52. Pingback:   *“A Vergonha” – crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB by Olhar Jornalístico

  53. Pingback: A Vergonha – A polêmica crônica sobre o Big Brother Brasil « 307 Vidal Street

  54. Caraca falou tudo e mais um pouco!!
    ainda bem existe mentes brilhantes neste pais…
    Parabens ai.>!!

  55. Assim caminha a humanidade a passos firmes para o inferno condicionada por redes de televisão cujos programas apresentados envergonham o que um dia poderia ser chamada de familia, deturpam a moral, formam mentes descerebradas embuidas de apelos a uma catastrofe nacional em que o amor perde a cada dia o seu valor e o que se ganha são deturpações em sexo, suor e cerveja.

  56. Dúvido que seja Luiz Fernando Veríssimo, pois uma pessoal culta, estudada e inteligênte como ele não diria coisas tão bizarras e hipócritas como “moral e bons costumes” ou “destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.”!!
    Achei bom o texto, diz muitas verdades, mas falar de falso moralismo e essas besteiras que uma sociedade hipócrita, racista e preconceituosa diria, eu discordo totalmente!!

  57. Jeferson em disse:

    Desculpe-me, mas NUNCA Veríssimo escreveria uma crônica assim. Este português está altamente VIOLENTADO! Se quer fazer críticas contra algo, faça! Mas seja maior que sua crítica, para que depois não seja apedrejado! Tenha um pouco mais de respeito pela nossa língua!

  58. Paloma Carvalho - (paraense) FOR-Ce em disse:

    Bom dia a todos. Concordo com os extremos Juliana e Lucas… Na verdade os críticos que são seguidos por vários brasileiros deveriam mesmo se preocupar com outros assuntos, mas antes de vê-lo como um profissional, o vejo como um brasileiro pai de família ou não. De fato ele tem a sua razão. Assim como nós temos o livre arbítrio de assistir ou não o BIG BROTHER. Creio que a Globo poderia melhorar e muito o nível de participantes… Ou mudar o nome do programa para um público mais GLS. Querendo ou não, vivemos em um país de mente aberta mas também conservador. Entao como agradar a Gregos e Troyanos… Hj, com a décima primeira edição, eu estou esgotada. Me esforcei mesmo para fazer parte da casa. Iniciei como telespectadora, porém não ví como efetivamente ser uma fã este ano. assim como Dourado eu tenho meus princípios, não acho tudo tão normal, mas convivo com a nossa realidade. A GLOBO é um canal aberto, no mínimo deveriam SIM nos dar satisfação, coisinha que não souberam fazer nesta 11a edição. Felizmente temos muitas outras oportunidades de divertimento com cultura. Não agrega em nada esse BBB. Bial pode falar o que quiser, Boninho fazer o que quiser, mas IBOPE eles terão por estarem MAL FALADOS á nivel nacional. Parabéns a eles por fazerem de nós uns alienados. Eu só entro nessa se estiver dentro da casa. Por que dos males desejo o menor! ;)

  59. Alô galera!
    Certa vez escrevi um livro em homenagem aos nossos verdadeiros heróis, como descritos nesta crônica. Quem quiser conferir: http://www.heroisanonimos.com
    Grande abraço! ;-)

    • Douglas Allbuquerque em disse:

      Charlles,

      comecei a ler e a rir as estórias do seu livro. Realmente, esses sim são verdadeiros “heróis”. Visto que, quer queira ou não, o salutar ambiente desse pessoal é bem interessante de se conviver. São pessoas simples, mas trabalhadoras.

  60. Cuidado com o falso moralismo, pois essas pessoas que criticam tanto o perfil do ser humano dos dias atuais, como o tal Luiz Fernando Veríssimo, esquecem que deixaram essa cultura de herança para nós e não têm a coragem de assumir esta culpa. Erros e culturas do passado refletem no presente.
    Cabe a cada indivíduo HOJE, educar os seus filhos para que não assistam o BBB, já que este é um programa “proibido” para menores, e também para que não perpetuem com preconceitos bobos que acabam fazendo com que gastemos tempo e energia com coisas ridículas, como estas críticas, ao invés de olharmos para nós e nos corrigirmos.
    Essa é a HERANÇA cultural que o Luiz Fernando Veríssimo, o pai, o avô, o bis e o tataravô dele deixaram, e hoje o mesmo se mostra crítico para falar, jogando todo o seu tempo, sua energia e competência fora.

    Desejo que cada “macaco olhe para o seu rabo”!!!

  61. Elielso em disse:

    Penso que conforme escreveu o Arnaldo Jabour em “A geração hu hu” em crônica no jornal O Globo há um bom tempo, é na verdade um vestibular da geração emburrecida por anos a fio de Xuxa, Faustão entre outros programas de pouca proteína intelectual. Infelizmente a Globo é o maior veículo de informação e produtora de opinião e por isso constrói identidades e molda personalidades que perambulam como corpos sem alma pelas ruas.
    O pior de tudo é que esse processo de produção e avaliação de seu sucesso está cada vez mais tomando instâncias maiores. Hoje temos produtos desse processo nos representando na câmaras de deputados e vereadores em nossas cidades e em nossa capital.

  62. Também acho lamentável o estado em que se encontra a cultura do brasileiro, não acredito como tantas pessoas conseguem assistir ao BBB, e passar horas discutindo sobre a indecência que se passa lá dentro daquela casa, tamanha hipocresia. Mas é assim que se se ganha dinheiro no Brasil atualmente, com músicas insolentes e programas de televisão sórdidos. A minha esperança é que ainda há brasileiros que lêem um jornal, que assistem ao Jornal nacional (que é da Rede Globo), que procura saber a situação financeira e política que se encontra o país, são poucos, mas existem. Obs.: esses dias perguntei a um telespectador do BBB sobre a geração Y, assunto tão comentado em vários meios de comunicação, ele não soube me dizer, e detalhe… ele tem 23 anos, e eu falava nada mais do que sobre a sua própria geração.

  63. Olha o bbb é lamentável, estas pessoas que tem a capacidade de defender um absurdo desses no mínimo não tem nada melhor para ocupar seu tempo, por acaso o bbb paga as contas de vocês?
    Vão dedicar o precioso tempo de vocês em algo que tenha futuro, traga conhecimento, cultura.
    Dediquem o tempo em valorizar a família de vocês, é bem coisa de jovem metido defender, ficam dependendo dos pais pra tudo e se acham os bons.
    O dia que me provarem que o BBB traz algo de bom eu vou começar acreditar que não existe gente desocupada nesse país.
    Se foi o LFV que escreveu? Não importa…
    Quando o preferido de vocês ganhar 1,5 milhão, vão pedir uma ajudinha, eu aposto que eles vão dividir a metade com vcs, se é que eles ganham realemnte essa porcaria.
    Vão estudar, aposto que não idolatram tanto a mãe de vcs que coloco essas criaturas pra congestionam o mundo como idonatram os HERÓIS DO BIAL.

    Finalizo com um breve comentário de uma ex colega do Ensino Médio que explica a cabeça dessa nova geração:

    “Muito criativo, estou lisonjeada com tamanha inteligência do autor, lembro a mais ou menos 2 anos quando estava no ensino médio e possuía TEMPO para elaborar textos tão ricos quanto estes, e após o término sentar no sofá, me esparramar com um copo de Sprite meeega gelado saboreando um pacote de Ruffles de 250gramas, trocando de canal incansavelmente até achar qualquer porcaria sobre moda, mundo dos insetos, BBB, a Fazenda, ainda dizer em alto e bom som : ” aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que sacO amanhã tem que ir pra aula” !

    Hoho quaaanta ignorância!

    Beeeijos de uma agora então ASSALARIADA!

    Era isso! Critiquem a vontade, pois eu vou cuidar da minha vidinha de estudante de Direito e também ASSALARIADA.

  64. Texto horrível, mal escrito, etc. LFV teria feito algo bem mais conciso e com muito mais conteúdo na minha opinião. Penso que é fácil julgar as coisas de acordo com nossa ignorância. Difícil é saber olhar para o mundo com os olhos de Deus. :3

  65. Pão e circo, minha gente, pão e circo. Se não houvesse o BBB para distrair os verdadeiros heróis – os brasileiros sofredores – imaginem o caos que se instauraria: 29 milhões de pessoas caindo na real e saindo às ruas para protestar por não terem condições dignas de moradia. O governo não quer isso. Portanto, enfia na TV aberta centenas de programinhas medíocres que visam distrair, amenizar o sofrimento do povo por 30 minutos, deixá-los sonharem em um dia também adentrarem a casa do BBB e ganharem 1 milhão de reais. E para finalizar, claro que eu gostaria de ver programas com conteúdo melhor na TV aberta, mas para fazer valer a democracia, não devemos insistir para que a Globo retire esse ou aquele programa do ar, afinal, sim, assiste quem quer, eu mesma não assisto, sequer tenho TV na minha casa (já que nela não há conteúdo nenhum que me interesse).

  66. hugo alessi em disse:

    Vê-se pelo nivel de linguagem os defensores do tal programa, não deveria ser diferente.
    ah, essa critica, não é do Veríssimo, se fosse seria muito pior, mas não para a rede Globo. Acho que ele não mete a mão em cumbuca, quem iria publicá-lo?

  67. XXXXXXiiiiiiiiiiiiiii

    O Sr. Luiz Fernando Veríssimo parece meio recalcado, não???!!!!!!

    A Vergonha talvez seja ele perder tempo escrevendo tão belas palavras para meia dúzia de gato pingado da sociedade pensante, ou que assim se mostram, para simplesmente dizerem ooohhhh!!!!!!

    Enfim, quem que não gosta de espiar a vida alheia???!!! Atirem a primeira pedra, por mais que não seja por maldade, mas todo mundo gosta de uma nova sobre a vida de outro!!!!!

    Pura hipocrisia da massa pensante que se acham os mais brilhantes e notáveis seres existentes nesse mundo!!!!

    O que acrescenta pra mim, talvez pode não acrescentar para você, mas se nos respeitamos seremos dois seres crescentes em espírito e verdade!!!!! – Paulo Marcos Alves Escudeiro

  68. Gabriel em disse:

    Tinho…..O que você escreveu não é pessimismo, desculpe, é não se assumir enquanto homem social-cultural-histórico, ou seja, você está entregue, não há diferença entre o que você pensa e o meu cachorro aqui do lado! Dizer que não acredita em mudança é não se assumir enquanto o ser que muda. Muda por estar situado no e com o mundo e não nele ser objeto.

    A pergunta não é o que os outros estão fazendo para a transformação e sim o que eu faço para ajudá-los? Eu assumo a responsabilidade der humano que sou? Vejo milhares de pessoas reclamarem do transporte escolar, muito bom, bom mesmo, más ridículo é ficar só na falácia, ou seja, reclamação e nada de ação concreta.

    Hoje assistimos a 1 milhão de pessoas protestando no Egito, não é uma pessoa situada do mundo e tentando transformá-lo para se transformar, e sim 1 MILHÃO, e isso com todos os meios de transportes fechados pelo governo para derrubar a manifestação. Quando o BRASIL (e eu digo não tenho vergonha do BRASIL de ser brasileiro), conseguiu trazer para cá as olimpíadas (NOSSA QUE MASSA! QUE DEZ! QUE LOUCO! QUE DA HORA!….) e a copa do mundo (PÁRA, O QUE? A COPA DO MUNDO AQUI? MENTIRA, UHUUUUUUUUU, observamos um monte de objetos (ainda não são sujeitos pra mim) no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, e muito mais, comemorarem, festejarem e ai concordo com alguns blogueiros, é a famosa e velha política da migalha e circo (ops: pão e circo).

    Quantas pessoas que festejaram esses dias de anúncio foram a escola para saber como seus filho estão aprendendo, o que estão aprendendo (e não verificar um número no Boletim)? Quantas dessas, organizaram manifestações para melhores condições de trabalho? Quantas, que aquele dia e ainda hoje festejam a olimpíada e a copa, perderam e estão perdendo filhos para o tráfico? E querem que eu escute que o BBB tem heróis e o Pedro Bial é “féra pra caralho”? “Féra pra caralho” é ser brasileiro, que assume sua responsabilidade com e no país. Que queira escutar um obrigado mas também dizer ao outro. Não precisamos de pessoas que se dizem pessimistas, e que depois pedem desculpas, necessitamos de pessoas que realmente tomem consciência de suas ações no seu contexto, ou seja, O BRASIL.

    NECESSITAMOS de pessoas que assistam menos BBB e consigam conversar com as pessoas tendo no diálogo um caráter crítico de perceber e se situar no contexto. Não me importa quem foi que escreveu, se é sua escrita ou não, se ele estava com chinelo rosa ou azul no momento, aliás, que besteira querer discutir isso, e sim dizer, Obrigado pela escrita! Ganhei muito mais com ela do que vendo o BBB.

    Obrigado.

    Gabriel

  69. Bem, eu não posso criticar muito sobre o BBB porque eu de fato nunca parei para assistir porque ninguém me obrigaria a fazer isso, porém não posso deixar de dizer que tenho conhecidos e amigos que se deixam embalar pelo programa e as vezes se estou na cs de um, acontece de ver qualquer algumas coisas e dessas coisas que vi, posso sim fazer minhas criticas. O que vi foi um monte de gente fazendo o que pode para aparecer e com isso vi mulher beijando na boca de mulher, gente se expondo em trajes de banho bem chamativos, entre outras coisas, mas não vi qualquer coisa de interessante ou legal o que me faz cada vez mais ter a repulsa de programas desse tipo. Mas é aquilo, assiste quem se identifica ou quem gostaria de se expor para ganhar “fama” e quem sabe grana. Isso aqui é mesmo o lugar das contradições. Outro dia iam prender uma professora que tinha um relacionamento com uma aluna menor de idade, mas nada fizeram contra as roubalheiras de políticos, da Light, da CEDAE…. Iam prender a professora apenas porque… mas não irão prender o cara menor de idade “17 anos” que armou, estuprou e matou uma moça há poucas semanas atrás, porque ele é menor de idade…
    Não duvidem, em poucos anos, a mulher aparecer COMPLETAMENTE nua na TV já não mais será visto como algo do tipo “OH!!!!” basta olharem a nova globeleza. Aqui o que tem valor de verdade e tudo aquilo ligado diretamente à exploração sexual. Quanto mais, acreditem, melhor.

  70. Tenho apenas ensino médio, não sou uma pessoa das mais inteligentes, mas minha opinião é, o que se pode esperar de um país que para, 04 dias em fevereiro pra ver “Mulheres nuas na televisão desfilando em carros alegóricos e todo mundo acha normal” 04 dias de sexo irresponsável pessoas enchendo a cara dirigindo alcoolizadas matando e morrendo, 04 dias de necrotérios abarrotados de corpos e alguns ainda dizem que isso faz parte da cultura do brasileiro. Temos que rever o conceito de cultura aqui no brasil sim estou falando do carnaval alguém sabe me dizer o que o carnaval acrescenta na vida de um individuo?
    Um país que é conhecido pelo turismo sexual, onde todo mundo só pensa em se dar bem “Jeitinho brasileiro” não sou evangélico, católico budista, umbanda, espirita, apenas um pai preocupado onde sua filha está crescendo.

  71. Andressa em disse:

    Concordo com tudo!

    Mas não é BBB 10 esse, tá?

    É BBB 11.

  72. Sendo ou não sendo do LFV este texto relata a pura verdade… nunca concordei tanto com um texto como este.
    “Niguém é obrigado a assistir” eu tb nao sou obrigado a ter a triste convicção q milhoes de brasileiros preferem enriquecer à Globo a uma ONG ou a uma entidade beneficente.

  73. Andrews em disse:

    Bom acho q independentemente do programa estar ruim ou não assiste quem quer, em outras palavras ao invés de ficar perdendo tempo escrevendo longas linhas sobre algo de que não se “gosta”… seria melhor procurar algo melhor pra se fazer!!!!!!!!!!

  74. Marcio Kenji em disse:

    Se tem programa é porque tem espectador…quem estudou marketing sabe que estudam o comportamento das pessoas,
    TV é marketing,logo tudo que passa na TV retrata o verdadeiro perfil da população,população pobre,triste e que acha que ta com a bola toda.

  75. Esse texto quer nos dar um atestado de idiotas. É pior que o programa!
    Que viva a liberdade de expressão! Ou será que precisamos de alguém “controlando” o que deve ou não ir ao ar na tv?

  76. Douglas em disse:

    liberdade de imprensa não pode ser confundida com libertinagem. Programas devem ter projetos. E BBB não tem projeto. Tem porcaria. É lixão. E não importa se é o 10 ou 11 ou 20. O que importa é que sempre e continuará a ser lixão. O BBB mais se parece com o filme Calígula.

  77. Samanta Kriss Lima dos Santos em disse:

    Adorei a crônica, e concordo com tudo que foi dito. BBB é um programa para as pessoas que não tem mais o que fazer. Preferem perder tempo com um programa literalmente fútil, onde os participante são socio-economicamente estáveis e vão para TV mostrar o pior de si mesmo. Não existe programa mais ridículo que o BBB e pior é quem assiste e ainda paga por um PPV.

  78. Elomar Gerhardt em disse:

    Prezado(a) Leitor(a)

    Luís Fernando Veríssimo, ZH 31.01.2011 página 02, na crônica “Não é Meu” diz textualmente não ser o autor de “A Vergonha”, tratado neste blog e publicado por diversos meios de comunicação.

    Se o LFV resolvesse escrever a respeito do Big Brother afrouxaria o nosso riso por no mínimo três dias porque, além de saber escrever, conhece a alma humana e conhece a civilização.

    Um abraço,

    Elomar

  79. Mário Bonatto em disse:

    Não importa quem escreveu ou deixou de escrever esta crônica, o importante é que é a pura verdade. Este BBB sempre foi um programa apelativo e de baixíssimo nível, com participantes medíocres e um apresentar bizonho.

  80. Democracia em disse:

    Minha gente, repulsivo é colocar Dilma para ser presidente da república, mais repulsivo ainda é simplesmente não ter se quer um candidato a altura deste cargo. Sejamos realistas, nojento foi o aumento de mais de 60% dos parlamentares, enquanto eu, ganho 630 reais, decretado por lei, com nível superior e honro e me dedico sempre à minha profissão que meus pais com tanto suor e esforço me proporcionaram. Acho que opinião cada um tem a sua, mas tratar desta forma, vocês são todos hipócritas. O que vemos no BBB é o reflexo da época que vivemos. Assistimos no jornal todas as desgraças que acontecem no mundo e no BBB como as pessoas se comportam hoje em dia, num mundo onde homens e mulheres são iguais, e completamente livres e desempedidos para fazerem e escolherem o que bem quiserem. Só que essa experiência não está sendo injustamente feita com ratinhos criados em laboratório, mas sim com nossos semelhantes, e isso sim é justo pra mim. Criticar o programa OK, mas chamá-lo de REPULSIVO, NOJENTO… aí eu me doí sim, vesti a carapuça sim, porque insensato coração, ou sessão descarrego não é o q me diverte na TV. E eu n chamo esses programas de nojento, embora eu pense que é subjulgar a capacidade e inteligência do cara q escreve um treco pra durar meses. Me irrita ver mulheres chorando, interagindo, conversando com as novelas, mas E AÍ?! Literalmente FODA-SE, cada um faz o que quer fazer pra se divertir. Apelo sexual, bem vindo ao século xxi, as pessoas estão assim, e isso independe de BBB, ele esta servindo só pra que cada um olhe e veja onde chegamos.

    • Hoje foi o primeiro dia que ví o BBB, parabens rede globo pelo poder de influênciar milhões de pessoa a telefonarem e pagarem por um voto, e quando uma criança com fome pede uma moeda é chamada de trombadinha.

  81. cristina em disse:

    Quem conhece minimamente a Verissimo sabe que esse texto não é dele. Triste é quem sempre cita Quintana ou Neruda porque ouviu na escola, mas que na verdade não leu nem um livro ou poema deles.

    Triste é a hipocrisia de se achar superior aos demais, como se as pessoas que participam deste programa fossem de outro planeta e não parte também do povo brasileiro. Que pode representar uma minoria?? com mais ou menos estudo?? mas não deixam de ser parte de uma parcela da nossa cultura (e certamente maior do que muitas pessoas possam admitir).

    Triste é achar que tudo é feito para culturizar o povo, se fosse assim também não haveria comédia pastelão, filmes de terror, jogos de futebol, nem novelas, entre uma infinidade de coisas que não tem um sentido filantrópico ou educativo.

    Tem muitas coisas que não servem para um fim social e não vejo pecado nisso, ainda mais em uma rede de televisão privada. Não gostou? mude de canal! Isso se chama democracia.

    Não acho que os BBBs sejam heróis, e não é porque o ßial o diga que eles um dia serão… eles não vao deixar de pagar impostos por isso. E como imposto cada um paga o seu nada mais justo que cada um escolha o que quer ver ou não na televisão.

    Bom é poder andar por ambos caminhos, com a certeza de saber o que se é, sem ter que provar nada pra ninguém e menos utilizar a autores importantes pra ganhar veracidade no que se diz.

  82. Anderson em disse:

    o Verissimo não disse que sim nem que não que tal texto é dele, e mesmo pq se é não saiu na ZH pois leio a coluna dele diariamente aqui no escritorio.. e mais duvido que seja dele, pois o texto bate totalmente de frente com a Rede Globo, uma pena que não seja dele, mais tá com cara de texto de pastor..

  83. Rosinha em disse:

    É uma pena que o ser humano perdeu o pudor e pior de tudo que nem lembram que no mundo existem crianças que deve ser respeitadas (preservadas), pois se fazem propagando contra abuso sexual infantil, esses tipos de programa não deixam de ser um abuso psicológico as crianças, pois desenvolvem muito cedo o desejo das crianças pelo sexo já que é a única coisa enfatizam na televisão.

  84. nunca li um aetigo tão simples tão humano e tão verdadeiro, acho que o bbb se resume a isso mesmo ai, não como se questionar a favor do bbb que realmente e um lixo de programa.pode não ser o fernando verissimo que escreveu mais que foi um outro grande visionario uma pessoa totalmente capaz de enxergar alem do luxo, e das porcarias humanas, de verdade parabens

  85. Admirei o texto, tanto mais os comentários. Pelo visto temos assuntos, opiniões e paradigmas para séculos.
    Mas a mensagem que queria deixar é de que:
    CADA PONTO DE VISTA, É APENAS A VISTA DE UM PONTO.

  86. Rosangela Castelo Viana em disse:

    Sempre que escuto o Bial dizer ” Meus heróis” é como se eu estivesse levando um murro no estômago. HERÓIS??? O QUE DIABO É SER HERÓI PARA VOCÊ MEU CARO?
    Então eu sou o que???? Caramba,não existem palavras mesmo para designar o que pessoas como eu e muitos brasileiros são. Sou professora,trabalho 240 horas por mês e ganho 1,370,00.ACREDITEM!!!!! Você estuda os tubos e é humilhada por esse sistema capitalista,sub humano que não valoriza verdadeiros cidadãos. Faço minhas as palavras do artista: QUE BRASIL É ESTE??? Vou acabar acreditando que o BBB está a cara do Brasil. Ou vice-versa.

  87. O texto, que com certeza não é do Veríssimo, cai no mesmo erro de que acusa o BBB, cria estereótipos pros participantes. Ninguém é tão simples assim de ser classificado. A nerd tímida pode beber em uma das festas e dar uma de não sou santa mas não sou p#ta…

    Eu me divirto horrores com BBB, é o tipo de prazer com culpa que vale a pena. Acho que prazer igual lendo um livro, não pode ser qualquer um, talvez quando tiver a biografia da susaninha vieira…

  88. Cara não concordo pelo seu comentário isso e a realidade da vida onde viu fala que sexo e “bixo de sete cabeça” quando mais cedo você explicar a seus filhos melhor só você pai saber explicar o que e certo e errado, nos estamos no século XXI, por favor. É por que só o bbb 10 e o bbb 11? por que tivermos gays no bbb10 e por que no bbb 11 gays, lésbica, trassexual

    • Luciano Barros em disse:

      bem, nao foi o Verissimo q escreveu pq no programa altas horas foi perguntado, ele disse q nao foi ele q escreveu, mas uma coisa eu sei, quem escreveu parabens, o bbb é um lixo é a decadencia da globo e da televisao brasileira, um lixo sem pé nem cabeça.

  89. Esta crônica deve ir ao ar em horário nobre na tv no radio no jornal em todos os meios de comunicação por muito tempo até causar repudio aos olhos de quem assiste tais Reality’s

  90. O Texto é ótimo mais não foi escrito por Luiz Fernando Verissimo

  91. Não Importa se o texto é do L. F. Veríssimo, a questão é que infelizmente é real, deixo uma dica pra juventude:
    -Ô adolescentes pervertidos e acéfalos, parem de se masturbar e pensar em sexo por 1 minuto e vai estudar, olhem o que conseguiu no Egito uma juventude organizada.

  92. Tonca Loa em disse:

    ALGUÉM ACHA QUE AS EMISSORAS DE TV ,
    ALEM DO INTERESSE COM O FATURAMENTO ,
    DEVEM TAMBEM SE INTERESSAR PELA EDUCAÇÃO ???

  93. Realmente o texto está mais para Arnaldo Jabor que para LFV, foi a dúvida que me trouxe até esse blog e gostaria de parabenizar o produtor do texto, não porque eu seja contra ou a favor, mas pela exposição de alguem que realmente se posiciona. Esta atitude, numa realidade em que se tenta justificar tudo, aceitar tudo, entender tudo como possível e aceitável, significa vontade de gritar ao mundo que valores estão se perdendo, a decência, a moral, a ética, o bom senso, a razão, a sensibilidade, o amor, a educação. E em troca de quê? de uma pseudoliberdade, de uma fugidia idéia de que: rotular-se como o excremento social dá ibope, fama e dinheiro. Concordo com todos que se posicionaram a favor do programa, não porque eu estou em cima do muro, mas porque no BBB temos apenas uma demonstração do que é a sociedade democrática libertina brasileira.
    “Circo e pão dai a eles e eles se aquietarão, farão exatamente tudo o que queremos, exatamente tudo o que precisamos que façam.”

    Talvez por esse motivo o programa se chama “grande irmão” porque está embasado na mesma forma de dominação descrita por Orwel no livro “1984″, no qual descreve dois homens, no qual o certo foi tachado de traidor e o verdadeiro traidor, como herói do povo.

    A filosofia é antiga, simplista até, mas funciona.

    “Enquanto o povo ocupa suas mentes com algo sem valor ou com o prazer físico, não tem tempo de se intelectualizar, para pensar.”

    Enquanto isso nos bastidores da sociedade, elegem-se os ficha-sujas, os analfabetos funcionais, os palhaços, os incapacitados, os testas-de-ferro, para que assim, possam continuar a extrair do Brasil toda e qualquer riqueza.

    Claro que agora não trocamos ouro por pedrinhas coloridas e espelhos, nem pau-brasil por enchadas e facões, nem terras por trilhos de ferro,não, agora nós damos o poder de governar e enriquecer aqueles que nos divertem.

    • Douglas Allbuquerque em disse:

      Regina, lendo o seu texto (até extenso) realmente seria algo que tenho, também, em mente em relação ao que se passa nas TV’s. Só lembrando que todas são de concessão pública. E o conteúdo vai desde programas do gênero BBB a reportagens que distorcem idéias ou maquiam situações para “ludibriar” pessoas. Questiona-se, vociferam-se vários, se a lei de medios não seria uma intervenção a liberdade de imprensa. Mas, como já disse, não podemos confundir liberdade com libertinagem. E, concordo, contigo que o assunto sai da esfera televisiva e percorre longos trajetos da sociedade que é atingida diariamente com os falastrões dos ditos poderes (os três podres poderes). E daí vem a nossa pergunta: onde vamos parar e que droga de país é esse? Sabemos que desastres, problemas e tudo o mais de coisas existem em todos os lugares. Mas tudo que se põe a mesa é motivo para se lambuzar? Ou tem de ser digerido?

      • Douglas, não se lambuzar, mas de vez em quando assistir, apenas para não perder a linha que separa a paranóia do bom senso. É verdade que pouca coisa sobra. Pior se tentarmos separar falastrões de políticos, não sobra ninguém nas alcatéias. Quanto a sociedade, voce viu o que acontece, é mais interessante discutir de quem é o texto do que se discutir o problema que ele aponta. As pedras precisam rolar.
        Essa é nossa sociedade: um composto estranho de seres que flutuam como mariposas na luz.

    • Douglas Allbuquerque em disse:

      Regina,

      é um fato verdadeiro o que tu respondeu. Eu já havia preparado um texto comentando sobre o alvo errado que virou a pessoa que escreveu o texto. É lamentável.

  94. Pingback: “A Vergonha Persiste” – crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB 11 « Blog Espaço Evangélico

  95. Acho que esse texto é do Luiz F. Veridico, primo pobre do Verissimo.

  96. Cynthia em disse:

    ESSE TEXTO NÃO É DO VERISSIMO.

    Ele publicou um artigo no jornal Zero Hora, onde é cronista fixo há décadas, desmentindo isso.

  97. Cynthia em disse:

    PUBLICADO NA PG 2 DO JORNAL ZERO HORA DO DIA 05/04/2010 (SIM, ANO PASSADO TAMBÉM ACONTECEU O MESMO)

    Outro você

    Me dizem que rola um texto na Internet com minha assinatura baixando o pau no “Big Brother Brasil”. Não fui eu que escrevi. Não poderia escrever nada sobre o “Big Brother Brasil”, a favor ou contra, porque sou um dos três ou quatro brasileiros que nunca o acompanharam. O pouco que vi do programa, de passagem, zapeando entre canais, só me deixou perplexo: o que, afinal, atraia tanto as pessoas – além do voyeurismo natural da espécie – numa jaula de gente em exibição? Falha minha, sem dúvida. Se prestasse mais atenção talvez descobrisse o valor sociológico que, como já ouvi dizerem, redime o programa e explica seu fascínio. Pode ser. Os “Big Brothers” e similares fazem sucesso no mundo todo.
    Provavelmente eu e os outros três ou quatro resistentes
    apenas não pegamos o espírito da coisa.
    Também me dizem que, além de textos meus que nunca escrevi (como textos igualmente apócrifos do Jabor, da Martha Medeiros e até do Jorge Luís Borges) agora também frequento a Internet com um “tweeter”. Aviso: não tenho tuíter, não recebo tuíter, não sei o que é tuíter. E desautorizo qualquer frase de tuíter atribuída a mim a não ser que ela
    seja absolutamente genial. Brincadeira, mas já fui obrigado a aceitar a autoria de mais de um texto apócrifo (e agradecer o elogio) para não causar desgosto, ou até revolta. Como a daquela senhora que reagiu com indignação quando eu inventei de dizer que um texto que ela lera não era meu:
    – É sim.
    –Não, eu acho que…
    – É sim senhor!
    Concordei que era, para não apanhar. O curioso, e o
    assustador, é que, em textos de outros com sua assinatura
    e em tuiters falsos, você passa a ter uma vida paralela
    dentro das fronteiras infinitas da Internet. É outro você, um fantasma eletrônico com opiniões próprias, muitas vezes antagônicas, sobre o qual você não tem nenhum controle.
    – Olha, adorei o que você escreveu sobre o Big Brother. É
    isso aí!
    – Não fui eu que…
    – Foi sim!

  98. Cynthia em disse:

    PUBLICADO NA PG 2 DO JORNAL ZERO HORA DO DIA 31/01/2011:

    Não é meu

    Tenha paciência, este parágrafo começa com Leon Trotsky, mas acaba nas peladas da Playboy. Quando Trotsky caiu em desgraça na União Soviética, sua imagem foi literalmente apagada de fotografias dos líderes da revolução, dando início a uma transformação também revolucionária do conceito de fotografia: além de tirar o retrato de alguém, tornou-se possível tirar alguém do retrato. A técnica usada para eliminar o Trotsky das fotos foi quase
    tão grosseira – comparada com o que se faz hoje – quanto
    a técnica usada para eliminar o Trotsky em pessoa (um
    picaretaço, a mando do Stalin).
    Hoje não só se apagam como se acrescentam pessoas ou
    se alteram suas feições, sua idade e sua quantidade de cabelo e de roupa, em qualquer imagem gravada.A frase “prova fotográfica”foi desmoralizada para sempre, agora que você pode provar qualquer coisa fotograficamente. Existe até uma técnica para retocar a imagem em movimento, e atrizes preocupadas com suas rugas ou manchas não precisam mais carregar na maquiagem convencional – sua maquiagem é feita eletronicamente, no ar. Nossas atrizes rejuvenescem a olhos vistos a cada nova novela. E quem posa nua para a Playboy ou similar não precisa mais encolher a barriga ou tentar esconder suas imperfeições.
    O fotoxópi faz isso por ela.O fotoxópi é um revisor da
    Natureza.Lembro quando não existia fotoxópi e recorriam
    à pistola,um borrifador à pressão de tinta,para retocar
    as imagens.Nas Playboys antigas a pistola era usada
    principalmente para esconder os pelos pubianos das moças,
    que desapareciam como se nunca tivessem estado ali,como o
    Trotsky.Imagino que a pistola tenha se juntado à Rolleiflex no sótão da História.
    Se a prova fotográfica não vale mais nada nestes novos tempos inconfiáveis,a assinatura muito menos.Textos assinados pela Martha Medeiros,pelo Jabor,por mim e por outros,e até pelo Jorge Luis Borges,que nenhum de nós escreveu – a não ser que o Borges esteja mandando matérias da sua biblioteca sideral sem que a gente saiba – rolam na internet,e não se pode fazer nada a respeito a
    não ser negar a autoria – ou aceitar os elogios,se for o caso.
    Agora mesmo,está circulando um texto atacando o Big Brother Brasil,com a minha assinatura,que não é meu.Isso tem se repetido tanto,que já começo a me olhar no espelho todas as manhãs com alguma desconfiança.Esse cara sou eu mesmo? E se eu estiver fazendo a barba e escovando os dentes de um impostor, de um eu apócrifo? E – meu Deus – se esta crônica não for minha e sim dele?!

  99. Cynthia em disse:

    Estes 2 textos acima, um de 2010 e outro de 2011, são do Verissimo. Eu tenho as páginas do jornal.

    Resta saber qual será a porcaria divulgada com o nome dele ano que vem – e, mais uma vez, esperar pelo artigo dele desmentindo.
    “Parabéns” a você aí que espalha mentiras pela internet, seja como SPAM por email, seja em sites com alguma credibilidade (agora, enfraquecida) como este.

  100. A pessoa que atribuiu esse texto ao Veríssimo é tão acéfala que errou até o nome dele.

    • Gil Nascimento em disse:

      Espero que vocÊ tenha entendido o texto, por que acho q vocÊ SÓ leu o titulo, se não tiver o primario completo não passe dai mesmo não, pode lhe confudir a cuca… rs! BY acéfalo!

  101. Ezequiel Correa em disse:

    Agora nas respostas me vem alguns intelectuazinhos de merda mostrar que conhece muito bem LFV e é uma das poucas criticas que consegue fazer sobre o assunto.

    É por isso que esse país não vai pra frente, existem pessoas burras que assistem BBB e existem pessoas “espertas” que só sabem se mostrar mais espertas que outras. Que bosta.

  102. Ezequiel Correa em disse:

    Pouco me importa se é de Verissimo ou não esse texto. Oque importa é atitude de escrever algo relevante pra esse país. Boa tarde intelectuazinhosque conhecem muito bem Verissimo.

  103. Wellington Accioly em disse:

    Ao cronista

    Luiz Fernando Veríssimo

    Não tenho pelo que lhe perdoar, apenas lamentar. Como telespectador, não ávido, mas apenas mais um, dos muitos mais – apenas 28 milhões votaram – que gostam de, vez ou outra, dar uma espiadela na casa do BBB, me senti menosprezado enquanto cidadão deste mesmo povo, a que se refere na sua “modesta inteligência”. A propósito, modéstia é sinônimo de humildade, sentimento que me parece carecer em sua atitude, quando afirma em determinado trecho que, “só mostra a ignorância da população”.
    A crônica dissertativa que faz, de opinião explicita – com argumentos mais sentimentalistas do que racionais – denota certo rancor a quem lhe deu pagamento por trabalhos realizados. É fato que a coleção de obras curtas em contos de humor “Comédias da Vida Privada” alcançou grande sucesso, tornando-se especial da TV Globo e posteriormente, feitos 21 programas entre 1995 e 1997. Desde aquela época, e lá se vão 14 (quatorze) anos… faz parecer, da forma como ataca a TV GLOBO, ter havido algum insatisfação entre os protagonistas dessa parceria. Sera que é, apenas, por terem prescindido de seus contos, em detrimento a outros novelistas? Fica a duvida.
    A respeito da queda de Roma, não irei me estender sobre assunto mensionado por, ouvir dizer… Mas digo que é, coerente, afirmar que “O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo” isto é, se, “banalização”, estiver sendo dito como: comum; corriqueiro; prosaico; trivial. Igual a tantos outros programas de TV veiculados por essa, e outras emissoras, serem, absolutamente usual na época em que vivemos. Assim, com “banalização do sexo”, também, ser motivo de crônicas humorísticas – apresentando uma visão irônica ou cômica dos fatos apresentados – como as do seu personagem, “O Analista de Bagé” e nos episódios de “Comédias da vida Privada”.
    Ao passar a imagen de pai, pundonoroso, fazendo proselitismo às suas idéias é, no mínimo, desrespeitoso à milhões de outros pais que tem seus filhos com orientação sexual diversa, aludindo com tamanha discriminação como o fez: “Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos”. “Gays, lésbicas, heteros… Todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial”. Quer dizer com isso que, no seu ponto de vista, gays, lésbicas e heteros não devem conviver no mesmo ambiente? Ai sim, é a pura e suprema xenofobia! “O Estereótipo, caracterizado como preconceito social, também, é muito usado em Humorismo como manifestação de racismo, homofobia, xenofobia, machismo e intolerância religiosa. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo”.
    Depois de discriminar os grupos sociais, teve a desfaçatez de dizer: “Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer”. Esta evidente que, desta forma, tenta minimizar o impacto por tal declaração, não sendo Veríssimo – não fazendo jus ao seu sobrenome – o que pensa. Continuando o exposto, complementa: “mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE. “Safadeza” remete a imoralidade! Pelo que tenho visto, as exibições do BBB na TV aberta são, em parte, editadas, evitando assim, cenas impróprias para o horário. Nem eu, nem os milhões de telespectadores temos visto nada imoral que venha a ferir as regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades. Quanto à afirmação “é a realidade em busca do IBOPE.”
    Nada mais justo para uma instituição ou pessoa física que se propõe a ganhar com a prestação de serviços em entretenimento, terem uma boa cotação nas estatísticas de opinião pública. Aí me parece uma ponta de inveja, certo ciúme.
    Não, definitivamente, não parece ser este texto escrito por Luiz Fernando Veríssimo. Não é seu estilo. Escritor laureado, consagrado por publicações excelentes. Reconhecido no Brasil e exterior, ter a indelicadeza de criticar um companheiro do meio literário, ambiente daqueles que cultivam a literatura, quando se refere ao jornalista escritor e apresentador televisivo, Pedro Bial.
    A partir deste momento, houve um lampejo de racionalidade em minha mente, quando pude perceber com clareza, que se trata de um demente qualquer, um cretino que, se quer, tem a hombridade de se identificar e, para tanto, esconde-se por trás do nome de um famoso escritor, no intuito de dar vazão a seu instinto doentio. Retiro tudo que disse a respeito do cronista, romancista e novelista Luiz Fernando Veríssimo. Mas fica, todo o comentário feito, provando a incoerência de argumentos falhos e preconceituosos de um farsante anônimo.

    Wellington Accioly

  104. O BBB é medíocre. E quem critica é mais medíocre e hipócrita ainda. Pronto, falei. Esse país não vai pra frente, as pessoas se acham as “certas” e “intelectuais”.

    Não estou defendendo o programa.

  105. Não importa qm escreveu a crônica. Se foi LFV ou qualquer outra pessoa. O q esta em discursao é o modo declinavel dos valores. Os famosos reality surgiram na europa, e como o nivel intelectual das pessoas sao elevados n ganhou força, o contrario do q acontece aqui. Uma população q n cresce junto com o país.

  106. Anny Mikaelly em disse:

    Esse texto não é do Luiz Fernando Veríssimo nem aqui nem na China e estou mandando aqui em baixo o link de uma entrevista feita com ele na qual ele diz que não escreveu esse texto e que esse é apenas mais um texto de um anônimo covarde que quer dar mais credibilidade ao texto e o colocou como autor.
    Se duvidarem,pesquisem.
    Ele jamais criticaria tão diretamente e ofensivamente!
    Esse texto embora fale o que muita gente pensa,e eu detestto big brother,mas é só um programa que embora seja uma merda a globo ta ganhando com isso e milhares de brasileiros assistem e dão dinheiro.
    Não culpem uma emissora que tem como objetivo ganhar grana e entreter ,por justamente ganhar grana e entreter.
    E nem se pode culpar as pessoas sem noção que acompanham isso. É todo um contexto social que ta aí,ou você acha que uma dona de casa de 60 anos que mal teve estudo e que é viciada em tv vai deixar de assistir pra ler um livro?
    ISSO FOI SÓ UM EXEMPLO.
    Enfim,deixa pra lá
    Só queria mesmo dizer que o texto não é dele e to mandando aqui o link do que ele falou a respeito disso :
    http://www.melodia93.com.br/Sessao.aspx?cod=2307

  107. Maria antoniete em disse:

    Gente, vcs devem ser pessoas muito cultas mesmo!!!
    Devem ser daquelas que amam futebol e todos os heróis como bruno, adriano entre outros… ou vcs são fãs de carnaval, onde não há nenhuma prostituição e uma cultura belíssima a mostrar, aliás, ninguém fica milionário no carnaval, nem os traficantes!!! pois é, vcs que são heróis de hipocrisia!! ah, nenhum de vcs ve pornografia na net, nossa vcs só dão bons exemplos à população!! vou pedir pro papa canonizar tds os santos que postaram aqui!!! mandem os nomes completos please!!!

  108. A vergonha BBB tem muito jogos de enteresses, (dinheiro) a globo fatura uma furtuna a cada BBB e os participantes querendo uma oportunidade na televisão para ser famosos porque os participantes são inteligentes já sabem que vai ganhar alguma coisa com isto, se divertindo comendo e bebendo de graça numa boa sem produzir nada,as custas dos ediotas que assistem e comprando produtos do BBB gastando seu dinheiro sem levar nada só assistindo aquelas tonteiras sem o menor valor, aplica seu dinheiro em conhecimentos e para de alimentar estas ediotisses.

  109. Fernando em disse:

    Ótimo! Li todos os comentários aqui postados. Muitos concordando com o texto em pauta, alguns discordando. Porém, nenhum dele apresenta algum argumento para se assistir ao BBB ou fala bem de seu conteúdo; nenhum afirma que o programa é bom; não há sequer um comentário recomendando que se assista ao BBB. Por que será???

  110. Mariana em disse:

    Seja quem for que escreveu, eu concordo plenamente com o texto.
    O BBB antes, ainda colocava pessoas “normais”, agora é só aberrações! Por isso a menina do interior, a dentista se sentiu como um peixe fora dagua, apesar da vontade de aparecer ser demais!

  111. Elias em disse:

    O texto vem ao encontro ao que pensa a grande maioria das pessoas com um mínimo de senso, mas ursupar a identidade de um conceituado escritor para se fazer ouvir é falsidade ideológica e o autor da farsa perde a toda a credibilidade.

  112. Helena Fernandes em disse:

    Se é ou não de autoria do saudoso Luis verissimo, não importa tanto, o que realmente é importante é que se tratam de verdades e como sempre foi desde o principio, a verdade dói, mas, precisa ser dita e ouvida também! Quero desde já deixar mil elogios ao autor, seja ele quem for, pq ele falou perfeito, independente de ser um famoso escritor ou não.Meus parabéns!

  113. Thalita Araujo em disse:

    Vejam minha opnião aí: http://talitinha-vidadeborboleta.blogspot.com/

    Espero que gostem! Comentem obrigado!

  114. Marcelo em disse:

    Esse lixo chamado bbb que nos empurram goela abaixo já foi longe demais, já passou da hora de acabar. O brasileiro merece respeito e programas no mínimo descentes.

  115. OLHA SÓ, NÃO IMPORTA SE QUEM FEZ O COMENTÁRIO FOI OU NÃO O VERISSÍMO, O QUE DEVEMOS ANALISAR É O MÉRITO DO PROGRAMA. CADA UM DEVE SIM CUIDAR DA SUA VIDA E ASSISTIR O QUE BEM ENTENDE. NO ENTANTO PROGRAMAS COMO BIG BROTHER DEVERIAM APENAS PASSAR EM CANAIS FECHADOS. POIS NÃO AGREGAM NADA AO NOSSO COTIDIANO E ESTIMULAM SENTIMENTOS MESQUINHOS. É BOM VER O OUTRO SE DAR MAU? CLARO QUE É, ASSISTIMOS VÍDEO CASSETADAS E DAMOS RISADAS. O PROBLEMA É QUE NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTES COM AS QUESTÕES SOCIAIS QUE AFLIGEM NOSSO PAÍS. QUANTAS PESSOAS ASSISTEM O BBB COMENDO APENAS FEIJÃO COM ARROZ (E OLHE LÁ!) ENQUANTO OS “HERÓIS” SE ESBALDAM EM FESTAS COM COMIDA A DAR COM PAU! FALAMOS EM MORTES NO TRâNSITO E PROBLEMAS COM ALCOOLISMO,MAS NA TV VEMOS QUE O LEGAL É TOMAR PORRE!MORALISMO A PARTE, FALAMOS DE SEXO SEGURO,MAS NÃO VEMOS UMA CAMISINHA NO TAL BBB! QUEREMOS ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA NÃO CRIARMOS MULHERES QUE OFERECEM SEU CORPO PARA QUALQUER UM, POR STATUS,GRANA, OU QUALQUER COISA MENOR. QUANTOS RECALCADOS PASSAM HORAS VENDO O PROGRAMA E SE DELEITANDO COM A BUNDAS ENQUANTO A VIDA PASSA LÁ FORA? NÃO SOU CONTRA REALITY SHOWS, MAS QUEM VIVE AQUELA REALIDADE? SERIA LEGAL SE ELES TIVESSEM QUE BATALHAR PELA COMIDA,FAZER ALGUMA AÇÃO SOCIAL: MAIS PONTOS PARA QUEM VISITAR UM ASILO, CRECHE, O LÍDER É AQUELE QUE CONSEGUIR PINTAR MAIS METROS QUADRADOS DE UMA ESCOLA,PROVA DA COMIDA É JUNTAR LIXO RECICLÁVEL EM ALGUM CANTO DO RIO DE JANEIRO. MEU DEUS!! ATIVIDADE É O QUE NÃO FALTA. AGORA SINCERAMENTE,A COISA CHEGOU NUM NÍVEL QUE NÃO DÁ MAIS PRA AGUENTAR, VER NA TV COISAS QUE FOGEM DA NOSSA VIDA,É UMA NOVELA DE PÉSSIMO GOSTO,POIS TODOS ALI INTERPRETAM E EXAGERAM SEUS PAPÉIS PARA CONSEGUR EFÊMEROS MINUTOS DE FAMA. E NÓS COMPRAMOS A IDÉIA. SOMOS LIVRES PARA ASSISTIR O QUE QUISERMOS, ASSIM COMO SOMOS LIVRES PARA TOMAR CIANURETO, FURAR O PRÓPRIO OLHO, LAMBER GILETE… MAS PQ NÃO FAZEMOS ISSO? PQ NOS PREJUDICA. NÃO SABEMOS MAS ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS POR ESTE TAL DE BBB….
    UM ABRAÇO

  116. Carlos Nunes em disse:

    ”Reblack” Texto fraco, sem conteúdo algum, se for para publicar coisas falsas não publique!

    Texto fraco? sem conteúdo? coisas falsas?
    Olha amigo primeiramente acho que a única pessoa aqui sem conteúdo algum seria você mesmo! falar que que este

    texto não teria conteúdo algum, então faz o seguinte me fale algo melhor sobre essa incrível bosta de BBB, e me explique o que seria algo verdadeiro

    para você já que você mesmo disse para não publicar coisas falsas! Acho que você deve ser um pessoa sem conhecimento algum por falar isso, hoje o que

    falta no povo brasileiro é conhecimento, estudo, coisa que vc nao deve ter. Sem dúvidas concordo plenamento com o texto e que os heróis somos nós mesmos, pelo

    trabalho e esforço que temos no dia a dia. Aproveite coisas boas na vida, e não se iluda com programas na televisão (reality show) que você além de não ganhar conhecimento algum

    no fim de tudo não irá ganhar nada com isso.

    Att,

    Carlos

  117. SONIA G CALDAS em disse:

    O QUE EU AXO , A GLOBO É A TV DE MAIS AUDENCIA , EU CONCORDO COM OQUE ESCRITOR DISSE LFV ESTE ESTA CRONICA , FOI LIDA NA IGREJA QUE FREQUENTO , NÃO TINHA VISTO POR ESTE LADO , É MUITO DINHEIRO QUE CORRE PELOS TELEFONEMAS E AS PROPAGANDAS, DARIA PRA FAZER MUITAS COISAS PELAS CRIANÇAS QUE E O ADULTO AMANHÃ , MAS COMO ELE DIS NA CRONICA EU ASSINO EMBAIXO , O QUE PODEMOS FAZER QUANTO A ISTO (NADA) SÓ PODEMOS COMENTAR

  118. nadia assupção em disse:

    E aminha resposta e que Jesus esta voltado,Amem.

  119. oligofrenicos em disse:

    Acho que a rede Globo é muito competente no que faz. É capaz de produzir programas com qualidade inquestionáveis e enriquecedores em termos culturais. Mini-séries que trazem os livros para as telas. Se as pessoas não têm o hábito de ler, pelo menos tem acesso as obras de nossos escritores pela TV. Pensar e imaginar “pra” que?

    Sou leitor assíduo de Luiz Fernando Veríssimo e suas Crônicas foram reproduzidas de maneira magnífica pela Globo no seriado “A Comédia da Vida Privada”. Outros autores também tiveram seu trabalho valorizado em Seriados como “A Vida de Maria, “Alto da Compadecida” (Filme transformado em Seriado). Como não assistir aos seriados que deram rosto aos personagens das obras do grande Nelson Rodrigues. Quem não queria ver a “Engraçadinha” sair da imaginação e materializar-se (e que matéria) com Claudia Raia nas telas? Não duvidem, muitos nem sequer conheciam o Autor.

    As Novelas da Emissora por exemplo. Tem alguma TV que produza novelas de tão boa qualidade? Difícil! Não assisto novela, parei no Roque Santeiro (hei! A reedição, certo?).

    Ah! Quase ia esquecendo do se tratava este texto. O BBB. Convenhamos é uma afronta a inteligência de um macaco adestrado. Qual a diferença da ultima edição para as anteriores (Parei na primeira), além do cenário? Os “atores” não se diferenciam das edições passadas. Fazem parte de uma espécie de mamíferos limítrofes. Assim como ratos são os melhores para alguns estudos, o perfil desses participantes vem sendo o melhor para o programa. O que mudou foi a Jaula.

    Assim como as novelas é simples cultura inútil. Feita para atingir público em massa. Público esse que vota, e que por incrível que pareça, acredita que um programa que tem diretor seja diferente de uma das novelas da emissora, que assiste apenas para não ficar deslocado em seu grupo de amigos ou trabalho e ter o que “discutir”.

    Um programa onde as pessoas escolhidas são as mais comuns e previsíveis estereótipos. Onde a futilidade impera. Colocar gente fútil com a proposta de ganhar uma soma em dinheiro é covardia. Sabe-se que vai haver intrigas, conchavos falta de discernimento injustiça e mediocridade. Seria como colocar animais dentro de uma jaula com escassez de comida espera que não briguassem. Seres humanos medíocres fazem conchavos, traem, perdem (quando tem) o caráter, se vendem. Os psicólogos da Globo tem o cuidado de garantir esse perfil.

    Gente medíocre gosta de assistir gente medíocre. “Se ele está lá eu também posso. Vou mandar um vídeo na próxima.” E a emissora já descobriu essa fórmula. Não só o formato do programa mas a matemática, pois com os oito milhões que ganha por “Paredão” chegaremos ao BBB 100. O BBB é ruim? É! O BBB é uma Droga? É! Mas traficantes vendem droga porque tem mercado. A Globo vende sua droga por um motivo diferente? Faz mal, mas tem quem queira.

    Faz tempo que não discuto mais isso com ninguém. Não vou discutir a inutilidade do BBB em uma bar com os de amigos. Vou levantar da mesa com a sensação de que não adiantou nada.

    È Hipocrisia culpar a Globo pelo programa com esse faturamento. Não dá pra criticar o Pedro Bial. Mesmo que o bom escritor e intelectual pareça uma besta paparicando filhotes de primatas com trejeitos de paizão. Com certeza será uma besta com a conta bancária bem Gorda trabalhando uma vez por ano e tendo tempo para escrever e fazer outras coisas.

    Bial também chama seus “Queridos” de “Heróis”. . Definir esse esteriótipo como novos heróis que só que fazem comer, fazer conchavos e participar de provas idiotas é assustador.

    Imagina perguntar ao seu filho:

    - Qual fantasia de super herói você quer meu filho? Homem Aranha? Ben dez?

    - Não Pai! Quero uma camisa floreada igual do Dani do BBB 11!

    Mas culpem sim quem perde tempo discutindo isso no trabalho e com os amigos, quem liga para votar, quem deixa de sair para se divertir em troca de assistir aquele capítulo do BBB ou da Novela.

    A Globo é sim um canal de cultura fútil e inútil na grande maioria de sua programação. A questão é de oferta e procura e o público desse programa é o mesmo que aceita calado a corrupção de nossos políticos, a injustiça social, o caos da educação e chama Funk de Música. Carnaval, Copa do mundo e BBB! Ao povo Pão e Circo!

  120. JISLAINE em disse:

    POIS É E EU Q PENSAVA QUE O BBB ERA UM PROGRAMA DE ALTA CLASSE , Q PESSOAS PODERIAM TER A SUBLIME CONFIANÇA DE COLOCAR SEUS FILHOS PARA ASSISTIR ESSE PROGRAMA Ñ TRARIA RISCO NEMHUM A SEUS FILHOS MAIS ME ENGANEI. E EU QUE ACHAVA QUE SEM VERGONHISSE SÓ EXISTIA EM FILME PÔRNOS MAIS POR ESSA CRÔNICA DEU PARA PERCEBER Q EXISTE ALGO MUITO PIOR .

  121. Robson Tirapani Mendes em disse:

    BBBé a cara da nação que reelege Lulowsk I o néscio imperador dos trópicos

  122. moises em disse:

    O que e mais impressionante são pessoas que perdem tempo de criticar se a crônica foi ou nao escrita por Verissimo. Tais pessoas também devem estar incluidas nas que adoram o BBB por isso não gostaram da crônica. Se uma pessoa escreve bem ou mal, pelo menos ela esta escrevendo e nao assitindo o BBB, o que e mais util.

  123. Hudson em disse:

    Eu acho totalmente intolerável pessoas que leem esse texto e dizem que não tem conteúdo nenhum!
    Tenho certeza que uma pessoa desse nível assiste BBB!
    Não me importo se foi ou não Luís Fernando Veríssimo que escreveu esse texto, o que importa é saber que não sou o único a pensar de tal maneira desse programa “oco”, pois é muto difícil encontrara pessoas que não gostem do BBB!

  124. Pingback: Caiu na rede virou apócrifo « Baixa Cultura

  125. Kkkkkkk…. Interessante como subestimam a nossa inteligencia!
    Vá lá que um ou dois (até mais) acreditem na autoria desse “pobre” texto, esses são, sem dúvida, os que não o conhecem.
    Basta que tenhamos um contato momentaneo com suas obras para sermos suficientemente dotados de inteligencia e saber que nunca esse é o estilo crítico de Veríssimo.

  126. Elvira Luniere em disse:

    Faço minha suas palavras… fico envergonhada de assistir com minha filha que têm 23 anos…que diria com crianças em formação?

  127. isso se repete as novelas!

  128. Pingback: Pokemon – Briga de galos « Show 1000

  129. A TV deveria ter compromisso social – com educação e cultura, sem dúvida. Trata-se de uma concessão do Estado (da sociedade, em última análise). Sei que o tal programa tem/teve nas redes européias, mas apenas por isto não se justifica a edição no Brasil. Não assisto a TV nenhuma. Não me agrada. Nem mesmo a jornais. Entretanto, há algum tempo, por tanto ouvir comentar, fui dar uma olhada no tal BBB. Devo dizer que fiquei estupefato, por entender que o programa tem por objetivo incitar os instintos mais animalescos do ser humano. É totalmente contrário à civilização, à moral, aos bons costumes, à virtude. Uma verdadeira apologia à barbárie, ao vício. A Nação brasileira ainda anda meio perdida, em busca de sua identificação e do merecido lugar “ao sol” no concerto das Nações. Para isto, todavia, precisa de um povo minimamente culto. Não no sentido da cultura de salão ou meramente espiritualizada, mas aquele nível cultural que capacita o indivíduo à reflexão e à tomada consciente de decisão. Para tanto, é necessário um “megulho” mais profundo no saber. E a TV poderia/deveria contribuir para isto. Não colabora, entendo. Muito pelo contrário, tem sido um instrumento de manipulação. Há pouco, todos os jornais publicaram entrevista do Sr. Boni que contava, sem o menor pudor, como ele – a Globo – haviam manipulado o povo brasileiro para votar no Collor, criando fatos, mentindo, etc. Não sou contra absolutamente nada. A nenhum desses programas. Mas, penso que a TV poderia/deveria sim ter um melhor nível. Talvez pudesse reservar horários específicos para programas do nível do BBB, assim como faz pra programas “adultos”. O fato é que temos uma TV tecnicamente muito boa e programas muito ruins.

  130. O Bial é um Fauto contemporâneo – vendeu a alma ao diabo.

  131. Texto que fala tudo que penso sobre o BBB, a que ponto a televisão brasileira chega em busca de audiencia, e o mais absurdo de tudo é conseguir.
    Herois são aqueles que estudam dignamente pra passar em um concurso, pra ter um padrão de vida ainda maior, que conseguem as coisas com esforço e dedicação, herois são os poucos brasileiros pobres e honestos que AINDA existem nesse país!!!

  132. Idelcy Caracas em disse:

    Poxa vida,impressionante esse comentário…
    Enfatizou principalmente o resultado que esse ”BBB” trás para nós.
    Realmente me preocupa um homem tão culto como Pedro Bial compartilhar por 12 anos consecutivos dessa porcaria de programação que só nos fazem retroceder cuturalmente e nos lembrar mais uma vez,que ainda há muito a ser feito nesse país que é vergonhosamente controlado pela mídia.

  133. é verdade ,que palavras sabias de verissimílimo.nos estamos num mundo de caó. sem soluções pra criarmos nossos filhos. que tristeza! o valor do homem esta no sexo dinheiro e , e vulgaridade

  134. Fã do BBB em disse:

    Eu gosto do BBB… de onde parte a barca para Niterói?

  135. L.F.V. MEU ESCRITOR AMADO!!!

  136. Vale apena ler e refletir. Nada pessoalmente contra a quem assisti ao BBB. Mas podemos nas nossa horas de folga fazer muito mais do isso. Você não crer? Pois creia mais em você e menos nas ideias erradas que ti ponhem na cabeça. Parabéns pela crônica Luiz Fernando Veríssimo. Boa noite.

  137. Elmadan em disse:

    “Pão e Circo”

    Acho que vi isso em algum lugar…

    Brasil.

  138. Alessandro Olimpio em disse:

    Gente assisti quem gosta! quem gosta de coisas com mais valores , como um bom filme um bom livro ou ate mesmo unir a família para brincar , jogar, comer pizza ir ao cinema , ou encontrar os amigos, enfim tem muita coisa melhor que isso! temos que resgatar o valor da família mas não assinto BBB que vamos conseguir.

  139. Que saudades do Leonel Brizola que se fosse eldeito presidente da republica cancelaria a licença da globo

  140. Concordo plenamente!! Triste ver onde estamos chegando…

    Como diria o Carlos Nascimento: “Nós já fomos mais inteligentes!”

  141. Fantastico, Sr Luis Fernando Verissímo você realmente é Verissímo , que estas verdades retirem os calos da sã consciencia, daqueles que perderam a sensibilidade moral e cultural, pois a próxima geração depende do que plantam nossas mentes hoje.

  142. Não preciso do BBB!!! Tenho mais o que fazer e curtir a minha família….

  143. Daiane Bittencourt em disse:

    Falou tudo

  144. Lucas Vieira da Silva em disse:

    Boa tarde pessoal,

    Bom eu sou mais um dos que apoiam o sr. Luis Fernando Veríssimo. O BBB é um programa que ultrapassa o cúmulo do ridículo e estúpido. Mas eu não culpo a Rede Globo de tamanha barbaridade, a culpa é toda dos brasileiros. Como diz o meu pai: ” – O palhaço só continua com o seu show enquanto a platéia ri e aplaude.” Sem querer defender, a Rede Globo de televisão é uma empresa de fins lucrativos que faz da audiência o seu principal caminho para conseguir lucros. Eles fazem a palhaçada, colocam no ar e quem quiser assistir, assista. Me sinto envergonhado de saber que tem tanta gente que desperdiça o seu tempo vendo algo tão sem futuro como o BBB, enquanto a população brasileira não perceber que esse programa é pateticamente ridículo, ele vai continuar no ar. É como eu disse, enquanto tem platéia o show está garantido.

  145. Parabéns ao site que postou o artigo em 2010 e ainda está dando o que falar =)
    Seja o texto de Veríssimo ou de Marcelo Guido como aparece por aí…É um grande prazer ver tanta gente postando contra esse programinha baixo nível.
    E infelizmente hoje entretenimente grátis é quase sinônimo de baixaria pura. A TV aberta está cheia de lixos que nos faz perder a paciência passando os canais…
    Vai de Casos de Família a Programama do Ratinho….é BBB, Fazenda e toda bunda que vier é lucro! Quem não lembra das “Pegadinhas Picantes” do SBT??? Fim de carreira! Esse povo que dá ibope pra esse tipo de mídia é o mesmo que acha graça na desgraça alheia, que não tem princípios, nem ao menos vocábulário descente, quanto mais dizer algo que presta quando se propuser a falar. É justamente essa a intenção, “emburrecer” mais gente quanto for possível, pois pessoas inteligentes são difíceis de se manipular! Parem de ser fantoches da mídia! Deixem seus filhos crescerem assistindo esse tipo de lixo e vocês verão onde eles vão parar. Agora, ver um documentário ou qualquer tipo de entretenimento que não apele pra baixaria ninguem quer né?? Vai ler gibi, jogar, bater papo…conteúdo zero por conteúdo zero, escolha um que não faça seu cérebro de pinico.

  146. QUE DEUS TENHA PIEDADE DOS BRASILEIROS E ACABE COM ESSE LIXO CHAMADO DE BBB!!!

  147. Isso é uma vergonha!!! Quem puder ler… vão se surpreender…

  148. eu nao acredito que a maioria dos brasileiros jogam seu tempo fora assistindo bbb para depois serem hulmilhados desse jeito.minha pr me pediu pesquisar sobre essa cronica mas eu nao imaginei que era tao grave!!!!po to passado!!!

  149. José Roberto Superchinski em disse:

    Obrigado Fernando Veríssimo, por colocar tão bem em palavras o que me engasga sobre este lixo que é o BBB.

  150. miaxou (Santa Isabel do Ivaí - Pr ) em disse:

    caraí de BBB, isso derrete os bons pensamento de qualquer pessoa que entende o que é cultura, o que podemos dizer de quem não teve um pouco disso, mas trabalha pra colocar créditos no celular e ajuda a contribuir ligando para executar alguém no paredão? Tomá no C´… da nossa TV brasileira e sua programação.

  151. concordo com tudo que foi escrito a respeito do BBB,pois é uma especie de gladiodores sem feras ou armas ,mas as que são usadas pra se chegarao BBB é preocupantes,sabe-se que temos o livre arbitrio nas escolhas mas esses show de degradaçáo de valores é de fato uma vergonha a inteligéncia humana.Eu assisti o primeiro reality show pra saber como seria ,mas foi uma ofensa a minha inteligencia,naõ cncebo a idéia de que há pessoas que se ofende com a crítica postado por quem quer que seja ,mas o fato que é realmente muita falta de ética princípios e moral diria até mesmo falta de certo carater proclamar essas criaturas de herois ,já analizaram os componentes : sao todos bem profissionalmente .foram apenas tres componentes da classe baixa o restante todos bonitos ,popozudas ,saradões,alienados ,futeis alienados ,na minha opinião ,os texto todos decorados,reparem quando eles vão pro confessionario apelar para o público votarem para que eles não seja eliminados ,as palavras são as mesmas ,não mudou nada desde o primeiro até o programa atual.Sempre quiz dizer umas palavras ,mas estou tendo de a chance .Ê uma vergonha chamar esse grupos de seres desprovidos de cerebro ,respeito,HEROIS, oque somos nos trabalhadores,assalariados,famintos ,sem saúde,escolas. de boa qualidade, onibus lotados,drogas,prostituiçoes,pedofilia,governantes,corruptos, e ainda assim o povo senta na poltrona ou cadeira das suas casas,pra ver uma mediocridade ,promiscuidade,todas noites,muitos ofendem que não concorda,defendem uma coisa suja dessa,comveemencia,como se tivessem defendendo o pão de cada dia.meus pesámes aqueles que aplaudem o BBB,mas como somos livres de escolha mesmo sendo escolhas vergonhosas.

  152. Nao sei que diz odiei este deve ser um alienado mesmo reparou que ele so cmente essa frase quando alguém critica o BBB.quão grande é sua inteligencia e cultura. Parabéns.

  153. Dundee em disse:

    A ” melhor parte ” do bbb, é que no periódo de sua exibiçâo, assisto ainda menos TV!

  154. todos precisam ler esta cronica…..

  155. larissa em disse:

    ele é de +++++++++++++++++++++++++++++++++

  156. realmente quando parei pra pensar essa crÔnica é a pura verdade

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: