Pão & Prosa

O pão que não pode faltar e a prosa gostosa de sempre!

Prova avalia o quê?

prova-1

Por Gil Nascimento´

O que as provas avaliam? Há quem diga que as provas servem para medir o nível de conhecimento dos alunos, há também que discorde disso e alegue que as avaliações aprovam principalmente os  professores, o nível de conhecimento que estes últimos conseguem passar para seus alunos. O debate a cerca desse assunto é saudável, mas a priori podemos observar que as avaliações não tem sido muito úteis, pois não avaliam nem o conhecimento, nem os métodos a se chegar a esse método, hoje a “cola” e as famosas “pescas” estão mais famosas que os grupos de estudos, profissionais hoje falam abertamente que eram grandes pescadores em seu tempo de escola e nem por isso se tornaram péssimos profissionais. Hoje em faculdades pelo Brasil a prova, professores fracos e sem motivação, muitas vezes vitimas das tantas frentes de trabalho que assumem, avaliam seus alunos por baixo, pois ao resultado de uma avaliação não se tem idéia de quem está sendo avaliado, muito menos quem está avaliando, o resultado de uma prova não pode ser um dado concreto sobre o conhecimento e sim sobre o momento, um aluno stressado, cansado pela jornada de trabalho que enfrenta antes da faculdade e até as mães e os pais adolescentes tendem a render menos em provas do que os menos afetados por essas “anomalias”, digo anomalia, devido a não ser comum, melhor, não ser normal, jovens adolescentes pais, e assumindo responsabilidades que outrora eram de seus pais. A verdade é que as avaliações hoje se tornou um mecanismo de tortura, onde professores que pensam pequeno e assim são diante da missão do ensino, lançam mão para punir, descontar, se vingar, de turmas ou grupinhos de alunos que em algum momento lhe faltou o respeito, contudo fica claro que hoje a diferença entre um aluno que tira 10,00 e o que tira 4,00 são bem menos que 6,00 pontos, não se mede conhecimento com avaliações, avaliação mede o conhecimento momentâneo e não esse conhecimento que fica e forma a sua personalidade.

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “Prova avalia o quê?

  1. Uma prova não significa nada!

    O problema é que a educação ficou voltada apenas para o mercado de trabalho. A meta é adquirir cada vez mais bens materiais, alimentar o consumismo e adquirir status perante um grupo.

    E assim o conhecimento também se transforma em mera mercadoria. Adquirir um pouco de cultura se tornou segundo plano, parecendo algo desnecessário servindo apenas para alimentar a curiosidade momentânea.

    Bjs

    • Gil Nascimento on said:

      tens razão Juli, realmente as provas hoje em dia estão totalmente equivocadas, professores amedrontam alunos e criam provas tão absurdas que acabam conseguindo o que querem aterrorizar a turma, mas e o ensino? A qualidade da didatica? como ficamos? e essa questão do mercado de trabalho é gritante memso, pois estamos concedendo diplomas a analfabetos funcionais para assumir funções vitais para a sociedade, o custo disso é muito alto nas relações sociais, é um absurdo o Brasil vai acabar desembocando numa crise social enorme a médio e longo prazo… vlwww Juliana pela sua opinião muito pertinente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: