Pão & Prosa

O pão que não pode faltar e a prosa gostosa de sempre!

Vai uma “média” ai?

cafe desenho

Por Gil Nascimento

Quem nunca ouviu o  seguinte pedido: “por favor, me vê uma média”, pois é muito comum em botecos, bares, padarias e até mesmo em restaurantes, esse pedido, mas não se assustem, “Média” é uma das muitas formas de se servir um café nesses ambientes.

Muito curioso como eu sou fui desbravar o motivo dessa nomenclatura e ai descobrir qucopo americanoe MÉDIA nada mais é do que MEIO COPO DE CAFÉ e MEIO COPO DE LEITE, geralmente servido em um copo “americano” igual a este da imagem ao lado, em minhas andanças os mais velhos me disseram que surgiu pelas bandas de MINAS GERAIS esse termo e foi na corrida do ouro, ficou comum o consumo de café com bastante leite e ao oferecer o dono do estabelecimento já perguntava se queria meio copo de café com meio copo de leite, só que demorava muito a conversa cliente/vendedor e abreviaram o dando para “MÉDIA”.

Outro nome estranho para café é “pingado”, que é meio copo ou um copo cheio de café e muito pouco leite, ou seja, um leite “PINGADO” e por isso o nome!

Média: Meio copo de café, com meio copo de leite.

Pingado: Meio copo ou o copo cheio de café com muito pouco leite, ou o leite pingado no café.

Ps.: Em vários sites há esses cafés e estão em xícaras, nem o pingado nem a média é servido em xícaras e sim em “copo americano” de onde vem essa cultura de servir em copo eu não sei, mas eu sei que é assim.

Quem nunca ouviu o  seguinte pedido: “por favor, me vê uma média”, pois é muito comum em botecos, bares, padarias e até mesmo em restaurantes, esse pedido, mas não se assustem, “Média” é uma das muitas formas de se servir um café nesses ambientes.

Muito curioso como eu sou fui desbravar o motivo dessa nomenclatura e ai descobrir que MÉDIA nada mais é do que MEIO COPO DE CAFÉ e MEIO COPO DE LEITE, geralmente servido em um copo “americano” igual a este da imagem ao lado, em minhas andanças os mais velhos me disseram que surgiu pelas bandas de MINAS GERAIS esse termo e foi na corrida do ouro, ficou comum o consumo de café com bastante leite e ao oferecer o dono do estabelecimento já perguntava se queria meio copo de café com meio copo de leite, só que demorava muito a conversa cliente/vendedor e abreviaram o dando para “MÉDIA”.

Outro nome estranho para café é “pingado”, que é meio copo ou um copo cheio de café e muito pouco leite, ou seja, um leite “PINGADO” e por isso o nome!

Média: Meio copo de café, com meio copo de leite.

Pingado: Meio copo ou o copo cheio de café com muito pouco leite, ou o leite pingado no café.

Ps.: Em vários sites há esses cafés e estão em xícaras, nem o pingado nem a média é servido em xícaras e sim em “copo americano” de onde vem essa cultura de servir em copo eu não sei, mas eu sei que é assim.

Single Post Navigation

2 thoughts on “Vai uma “média” ai?

  1. Gil Nascimento on said:

    Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee não poderia dormir sem saber como foi criado esse nome, realmente a sua pesquisa foi de muita valia para a populaçao Blogeira , seja sempre assim firme e forte nas suas pesquisas

  2. Milena Carvalho on said:

    Adorei a pesquisa!!! Não sabia dessas coisas, quando comecei a ler, achei que vc ia falar de bebida alcoolica!!rsrsrs!!
    O blog está muito bom, com posts descontraídos, leves, como um cafézinho ou como um MÉDIA para os que não gostam de café puro!!rsrsrsrs!
    Parabéns meninos!
    Muito bom! Adorando!
    Bjos Alan!

Deixe uma Resposta

