Pão & Prosa

O pão que não pode faltar e a prosa gostosa de sempre!

Que Português falamos afinal?

portugal1

Estava aqui no trabalho me perguntando por que ainda estou aqui sentado e não fui embora ainda? Ai me lembrei que tenho que “bater o ponto” mas tudo bem, mas alguns minutos e “vou me picar”, como estou na “maresia” me peguei fuçando o blog de um vizinho de domínio, o blog do zé, que não é nenhum Zé ninguém, quer dizer pra mim é!(risos) pois não o conheço e ele escreveu algo sobre sites que fazem duas versões uma para o publico brasileiro e outro para os portugueses.

E segundo Zé não haveria tanta necessidade já que os idiomas são similares e quase se confundem, será?

No começo do meu texto eu inserir algumas gírias comuns entre o publico de 15 a 20 anos (desempregado e de baixa renda) ou seja mais de 70% da população nacional, o português falado aqui no Brasil difere do português de Portugal em vários aspectos, os sons, acentos e significados por exemplo difere demais, algumas gírias portuguesas nem conhecemos, como as toneladas que criamos por dia nem atravessam a fronteira BrasilxParaguai, imagina se iria chegar aos lusitanos ? Lógico que não!

A situação Brasil X Portugal é diferente por exemplo dos EUA e a INGLATERRA, por que os americanos alteraram o inglês na fala e em algumas traduções, mas o inglês falado na Inglaterra é compreendido nos EUA sem muitas dificuldades e vice e versa, mas nosso português fora muito influenciado pelos escravos, índios e todo tipo de povo que por aqui passou e tentou nos colonizar, a exemplo disso são as diferenças regionais, comida, costumes, cultura e dialetos, se nós que estamos sob a mesma bandeira não estamos nos entendendo direito, é complicado querer que o povo de fora nos entenda e vice e versa!

A reforma ortográfica é uma forma de aproximar os povos e os idiomas, mas também não irá estreitar o verdadeiro canyon que há entre os dois países.

Por: Gil Nascimento

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

